17/12/2020 - LAMBORGHINI SC20: UM NOVO ONE-OFF DESENVOLVIDO PELA SQUADRA CORSE PARA RUA

Há alguns meses a Lamborghini surpreendeu a todos com um misterioso protótipo que estava sendo testado em Monza e que levava o selo da Lamborghini Squadra Corse, o departamento de competições da marca italiana e que antecipava um agressivo speedster que parecia ser dos mais exclusivos.

Agora, quando 2020 chega aos seus últimos dias, a Lamborghini finalmente revelou o protagonista, batizado como Lamborghini SC20, um espetacular one-off, o segundo da Lamborghini Squadra Corse que está pronto para chegar às mãos do seu novo e afortunado proprietário.

Trata-se do sucessor do Lamborgini SC18, o primeiro modelo one-off deste departamento de Motorsport que por sua vez nada mais era que um Aventador hipervitaminado. Aqui, no entanto, estamos diante de uma versão conversível, que não conta com para-brisa de fato, e que a marca italiana descreve como uma ‘barchetta’ de pista homologada para seu uso em estrada.

Na verdade, para sua criação, o Centro Stile da Lamborghini, que é o responsável por seu design, inspirou-se em modelos tão icônicos como os Diablo VT Roadster, Aventador J, Veneno Roadster e Concept S, dando como resultado “uma sensacional combinação de criatividade e comportamento racing” segundo explica Mitja Borke, chefe de design da Lamborghini.

Desta forma, este SC20 destaca-se por uma afilada carroceria de fibra de carbono polida e alisada à mão, com um marcado destaque para a aerodinâmica com um grande splitter dianteiro emoldurado por duas aletas e as entradas de ar do seu capô dianteiro, similares ao Huracán GT3 EVO, enquanto que sua parte traseira se destaca acima de tudo por um generoso aerofólio de carbono regulável em três posições para uma carga Baixa, Média ou Alta.

Tudo isso se complementa com um atraente esquema de cores composto pelo branco ‘Bianco Fu’, criado especificamente para o cliente, e uma decoração em azul ‘Blu Cepheus’, que também está presente em seu exclusivo interior junto às cores preto ‘Nero Cosmus’ e branco ‘Bianco Leda’ em seu estofamento de Alcantara, que se complementa com as altas quantidades de fibra de carbono presentes no habitáculo e o alumínio para as maçanetas das portas.

É claro que toda esta exclusividade se curte ao ar livre, sem teto nem para-brisa que separem o condutor das sensações quando se roda em altas velocidades. Além disso, este Lamborghini SC20 é muito rápido, graças mais uma vez ao famoso motor V12 de 6.4 litros aspirado naturalmente, capaz de oferecer nesta ocasião 770 cv de potência e 720 Nm de torque máximo, que são enviados às quatro rodas desta barchetta moderna, que conta ainda com pneus Pirelli PZero Corsa e rodas de alumínio de 20 e 21 polegadas para tirar o rendimento máximo na pista.

Infelizmente será muito difícil ver este modelo pelas ruas, porque como dissemos antes, será um modelo único. Uma encomenda feita expressamente por um cliente com dinheiro suficiente para ter um Lamborghini ‘na medida’ e cujo preço final possivelmente nunca chegaremos a saber.

Confira as Fotos