13/02/2020 - LEXUS ES 300h ESTREIA RETROVISORES DIGITAIS EM GENEBRA

A Lexus, divisão Premium da Toyota, apresentará um dispositivo tecnológico bem chamativo na próxima edição 2020 do Salão de Genebra. Trata-se de câmeras laterais que substituem os espelhos retrovisores convencionais. Estes dispositivos eletrônicos recebem a denominação de retrovisores digitais e contam com algumas funções práticas.

O primeiro modelo da marca japonesa que receberá os novos retrovisores digitais é o Lexus ES 300h, o sedan de tamanho médio que chegou ao mercado em 2018, de modo que se trata do primeiro carro tradicional que elimina os retrovisores laterais convencionais em favor de um sistema baseado em câmeras laterais e telas no habitáculo. Os únicos modelos no mercado que utilizam um sistema similar são os Audi e-tron e e-tron Sportback, que não são mais que duas versões do mesmo crossover elétrico.

Embora o modelo já contasse com estas câmeras laterais no mercado japonês desde o seu lançamento em 2018, somente agora o sedan médio da Lexus poderá contar com este dispositivo tecnológico fora de seu mercado natal.

O sistema se baseia em duas câmeras exteriores situadas na mesma posição dos espelhos retrovisores que substituem, na base dos pilares dianteiros. Elas contam com uma carcaça bastante volumosa, de modo que é preciso prestar muita atenção para descobrir que o modelo não conta realmente com espelhos convencionais, mas com elementos de menor tamanho. Estas câmeras de alta resolução contam inclusive com um sistema de antiembaçamento no exterior e as imagens captadas são projetadas em duas telas de 5.0 polegadas situadas no interior, também nas respectivas bases dos pilares dianteiros.

Entre as diferentes funções deste sistema encontramos a Visão Ampliada Automática, que dá um zoom na tela do lado que vamos virar, seja porque pressionamos um dos indicadores ou porque ativamos nós mesmos esta função. Além disso, nos monitores interiores aparece uma série linhas de referência que ajudam o usuário a localizar e posicionar o veículo. Estas linhas de referência aparecem tanto nas manobras de estacionamento como durante a circulação, permitindo ao condutor estabelecer distâncias com o resto dos veículos ou objetos.

Por enquanto, a marca japonesa somente apresentou o sistema, divulgando todos os dados e as imagens dos novos espelhos digitais. No entanto, ainda desconhecemos quando chegarão ao ocidente as primeiras unidades do Lexus ES 300h equipados com estas câmeras laterais. Provavelmente durante sua apresentação em Genebra, evento que acontecerá a partir do próximo dia 7 de março, serão revelados todos os dados relacionados à sua comercialização.

Confira as Fotos