23/02/2021 - LEXUS IS 500 F-SPORT PERFORMANCE: SEDAN RECEBE UM MOTOR V8 ASPIRADO COM 478 CV

No final os rumores sobre as novas versões de 8 cilindros da Lexus acabaram sendo corretos, assim como demonstra o lançamento do novo Lexus IS 500 F-Sport Performance, que estreia como a nova versão estandarte da oferta do sedan de menor tamanho da marca premium da Toyota.

O Lexus IS foi renovado em meados do ano passado com a apresentação de uma nova geração que embora utilizasse grande parte do apartado técnico de seu antecessor, como sua plataforma, chegava com um estilo muito renovado e um equipamento convenientemente modernizado, para poder enfrentar os sedans de tamanho médio das marcas premium alemãs. Afinal, em um mercado dominado pelos SUVs, não encontramos muitas alternativas nesse segmento.

O novo Lexus IS 500 F-Sport Performance pode ser considerado o último canto do cisne dos modelos de seu tipo, criados sob a clássica receita de aumentar cilindrada para subir a potência. Um esquema totalmente obsoleto hoje dia, pois passou de ser a norma para tornar-se uma raridade nos últimos anos. Agora o habitual é utilizar motores de menor cilindrada sobrealimentados ou versões híbridas destinadas a aumentar a potência, mas minimizando o consumo e as emissões. Esta nova versão do Lexus IS recorre a uma solução totalmente oposta, pois em lugar dos eficientes motores híbridos que estão disponíveis no catálogo da marca japonesa, utiliza o enorme bloco V8 de 5.0 litros aspirado das linhas LC e RC.

Esse propulsor de 8 cilindros não utiliza sobrealimentação de nenhum tipo e entrega 478 cv e 535 Nm de torque máximo, que são canalizados exclusivamente ao eixo traseiro através de uma transmissão automática de 8 velocidades e um diferencial Torsen de deslizamento limitado. Graças ao novo desempenho mecânico, esta versão do sedan médio é capaz de acelerar de 0 a 96 km/h (0-60 mph) em 4.5 segundos, uma cifra um pouco superior ao do novo BMW M3 (G80), que em sum versão mais básica conta com uma cifra de potência quase idêntica.

Além do novo V8, esta versão conta com eixos reforçados e algumas novidades a nível exterior, como é o caso de seu novo para-choque de desenho mais agressivo com maiores entradas de ar e seu volumoso capô, cuja função não é outra que dar espaço para a mecânica de maior tamanho. A configuração desta nova versão F-Sport Performance se completa com o Dynamic Handling Package, que inclui suspensão adaptativa, discos de freio de 14 polegadas na dianteira e 12.7 polegadas no eixo traseiro, rodas Enkei de 19 polegadas e um novo difusor traseiro onde surgem as características quatro saídas de escape situadas em diagonal.

Confira as Fotos