15/07/2020 - MERCEDES-AMG GT BLACK SERIES: O MODELO DE AFFALTERBACH MAIS POTENTE CHEGA COM 730 CV

Há apenas poucos dias a Mercedes-AMG revelou o primeiro teaser do modelo que representa o retorno da saga Black Series à marca. Um vídeo acompanhado do popular youtuber Shmee150, que pode ser visto abaixo, foi somente um avanço do que hoje finalmente foi revelado. Estes são todos os detalhes do Mercedes-AMG GT Black Series.

Assim, a Mercedes-AMG chega para revolucionar o segmento dos superesportivos com um produto disposto a competir se igual para igual com modelos como o Porsche 911 GT2 RS e o Lamborghini Aventador SVJ. Os engenheiros aproveitaram seus conhecimentos adquiridos em competição para implementar melhorias específicas que permitissem que a família Black Series, que já estava há anos sem um representante, oferecesse o melhor do fabricante alemão em um modelo totalmente legal para seu uso nas vias públicas.

Inspirado pelos carros de corridas da GT3 e da GT4, o Mercedes-AMG GT mais radical construído até esta data adota uma frente agressiva, com um para-choque que integra inúmeros apêndices aerodinâmicos e um imponente splitter para gerar carga aerodinâmica. Também é novo o capô, que agora conta com duas marcadas saídas de ventilação com funções aerodinâmicas e de refrigeração para o potente motor de 8 cilindros.

A partir da lateral podemos apreciar as novas saias e rodas forjadas em dupla medida (19 polegadas na frente e 20 polegadas atrás) calçadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R desenvolvidos especificamente. Agora, na traseira é onde encontramos a maior quantidade de mudanças, começando pelo enorme aerofólio e terminando em um descomunal difusor traseiro que integra as duas saídas de escape duplas, abandonando assim o desenho de escape central do modelo original.

Cabe mencionar que tanto o capô, como o teto, o aerofólio, o para-choque traseiro, a tampa do porta-malas, o splitter dianteiro, as saias laterais e os espelhos retrovisores são de fibra de carbono, enquanto que os vidros são mais finos para contribuir na redução do peso, embora a Mercedes-AMG não tenha especificado quantos quilos economizou com estes elementos. Graças a todas estas modificações, o novo membro da família Black Series gera mais de 400 quilos de carga aerodinâmica a 250 km/h.

As mudanças no interior são um pouco menos relevantes, mas o Mercedes-AMG GT Black Series 2021 está equipado com um par de bancos esportivos de fibra de carbono estofados com couro Nappa e microfibra. Podemos encontrar algumas costuras laranjas em contraste e molduras em carbono fosco, assim como detalhes que incluem o volante esportivo forrado de microfibra e os painéis das portas mais leves com um puxador que foi substituído por uma cinta de couro ao estilo de competição.

Os clientes que quiserem um pouco mais de exclusividade no interior do GT Black Series poderão optar pelo pacote opcional AMG Track, que agrega à fórmula cintos de quatro pontos, um extintor de incêndios e um santoantonio de titânio. Outro detalhe interior interessante é o pequeno botão conhecido como AMG Traction Control, que oferece até nove níveis de deslizamento do eixo traseiro. O primeiro nível está projetado para se conduzir sobre o molhado, enquanto que o último nível busca tornar o eixo traseiro o mais deslizante possível.

Em relação à mecânica do novo Mercedes-AMG GT Black Series, os engenheiros da marca de Affalterbach apostaram pelo já conhecido motor V8 biturbo de 4.0 litros, um propulsor que agora entrega 730 cv de potência e um torque máximo de 800 Nm. Deste modo, se torna a versão de produção mais potente deste motor.

Para alcançar estes níveis de rendimento, o motor foi equipado com um virabrequim plano, novos eixos comando de válvulas, coletores de escape redesenhados e um sistema de lubrificação de cárter seco. Também inclui uma nova ordem de ignição, turbinas do compressor maiores e um sistema de escape completo que melhora o som de seu motor. O bloco surge acoplado a uma transmissão automática de dupla embreagem e sete velocidades que foi reforçada para enfrentar os níveis tão elevados de torque.

Esta configuração permite que o GT Black Series acelere de 0 a 100 km/h em 3.2 segundos, que chegue a 200 km/h em menos de 9 segundos e que registre uma velocidade máxima de 325 km/h. Assim como o Mercedes-AMG GT R, seu irmão maior equipa uma suspensão coilover com um sistema de amortecimento adaptativo, complementado por barras estabilizadoras ajustáveis. Também foi reforçado o chassi para agregar rigidez e foi instalado um sistema de freios cerâmico com pastilhas e discos de competição.

Confira as Fotos