31/07/2020 - MERCEDES-BENZ S CLASS 2021: O SEDAN ALEMÃO SERÁ UMA REFERÊNCIA EM SEGURANÇA E CONFORTO

A mudança de geração que sofrerá em breve o Mercedes-Benz S Class será crucial para o futuro deste sedan de luxo. É que isso acontecerá em um momento chave para a indústria automobilística. São tempos em que a eletrificação continua ganhando terreno ao mesmo tempo que a conectividade e a automatização já desempenham papéis protagonistas como fatores determinantes na hora de se adquirir um carro.

Já faz algum tempo que acompanhamos de perto o processo de desenvolvimento da nova geração do Mercedes-Benz S Class, que é conhecida internamente com o código W223. A marca de Stuttgart começou a revelar algumas questões fundamentais sobre esta importante atualização, desde o interior até a parte tecnológica. O novo Mercedes-Benz S Class 2021 quer ser uma referência em termos de segurança e de conforto.

A nova geração trará consigo grandes inovações tecnológicas ao S Class. Na lista de equipamento opcional haverá o trem de rodagem ativo E-ACTIVE BODY CONTROL, que permite a reação antecipada em diferentes situações de condução. Ele é baseado em uma rede elétrica de 48 volts e as unidades de controle do sistema analisam 1.000 vezes por segundo a situação de marcha e adaptam o trem de rodagem de acordo. Permite regular a força das molas e os amortecedores de forma individual para cada roda, e assim poder neutralizar os movimentos de rotação, inclinação e os movimentos verticais.

Também modifica em tempo real a característica das colunas telescópicas para reduzir os movimentos da carroceria ao superar ondulações do terreno. No modo de condução CURVE, o veículo se inclina ativamente para o interior ao traçar uma curva. Isso ajuda a evitar que os passageiros possam enjoar. No caso de choque lateral iminente, o trem de rodagem ajuda a minimizar possíveis danos para os ocupantes.

O novo Mercedes-Benz S Class também poderá equipar opcionalmente um eixo traseiro direcional. O ângulo de orientação das rodas traseiras é de até dez graus, o que permite um grande nível de manobrabilidade e agilidade no tráfego urbano. Algo fundamental para um sedan destas dimensões. Para se ter uma ideia, o S Class com chassi longo alcançará um diâmetro de giro inferior aos 11 metros. Este equipamento também ajudará a melhorar a precisão e a estabilidade do veículo, especialmente em situações dinâmicas.

A lista de sistemas de assistência à condução do novo S Class 2021 será muito ampla e variada. Estaremos diante de um dos Mercedes-Benz mais avançados no que diz respeito a tecnologias relacionadas com a condução autônoma. Estes são alguns deles: controle ativo de ângulo morto; assistente ativo de direção; ajuda ativa para estacionar; controle de cruzeiro adaptativo; assistente de mudança de faixa; alerta de mudança involuntária de faixa; alerta de tráfego traseiro cruzado; frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas; reconhecimento de sinais de trânsito; pacote de estacionamento com câmera de visão 360º com imagem tridimensional da área circundante do veículo.

Com relação à conectividade do S Class, o sedan não perderá terreno nesse âmbito, já que equipará a última versão do sistema de infotainment MBUX, que permitirá acessar inúmeros serviços digitais online. Estaremos diante de um verdadeiro carro conectado, onde acessar qualquer informação tornará mais simples a vida diária a bordo deste sedan. Todas as inovações tecnológicas citadas anteriormente estarão integradas nessa plataforma multimídia.

Confira as Fotos