17/09/2019 - MERCEDES-BENZ VISION SIMPLEX CONCEPT: UM TRIBUTO AO PASSADO OLHANDO PARA O FUTURO

A Mercedes-Benz é uma das marcas com mais história no mundo do automóvel. Uma história que inicia no final do século XIX, um tempo em que a Mercedes ainda não era ‘Mercedes’. Foi em 1901 quando a Daimler Motoren Gesellschaft, com Emil Jellinek à frente de seu desenvolvimento, levou à Race Week em Nice (França) um inovador modelo de corridas, que para distingui-lo dos Daimler de rua recebeu o nome da filha de Jellinek: Assim nasceu o Mercedes 35 CV, o primeiro Mercedes-Benz da história.

Um modelo que abandonava o aspecto de carruagem motorizada para aproximar-se mais ao que hoje entendemos como um automóvel, com detalhes inovadores para a época, como um motor localizado na parte dianteira, tração traseira, transmissão com várias velocidades e um acelerador através de um pedal. Daquele inovador modelo nasceu para o mercado o chamado Mercedes Simplex, que levava estas modernas e simples soluções à rua.

Para comemorar estas origens da marca Mercedes-Benz há 118 anos e as vitórias que este primeiro Mercedes-Benz conseguiu naquela ocasião, um dos estúdios de design da marca alemã localizado em Nice criou este impressionante concept de aspecto retro conhecido como Mercedes-Benz Vision Simplex Concept.

O modelo retoma as formas de um carro de corridas do princípio do século XX, com uma longa frente finalizada com um acabamento de cor ouro rosa que simula as grades de bronze da época, as rodas de aspecto fino e separadas da carroceria e o habitáculo aberto. No entanto, tudo isso recebe uma leve reviravolta que lhe dá um aspecto futurista: a tradicional grade dianteira foi substituída por uma enorme tela digital que mostra o logo da Mercedes-Benz tanto com o nome como com a estrela de três pontas.

Embora pareça ser um desses concepts que não serão muito mais que uma espécie de escultura, este modelo sugere um tipo de motor, ou motores, elétricos, além de rodas e braços de direção e suspensão de aspecto inovador e destacando finos pneus com o desenho de estrelas com três pontas.

No interior se percebe mais desta aposta pela simplicidade, mas com um toque futurista. Apenas um volante de desenho clássico, pedais, quatro aberturas e um pequeno relógio de inspiração retro estão presentes no habitáculo. Enquanto que logo atrás há um pequeno baú fazendo as vezes de um pequeno porta-malas, como na época.

O modelo foi criado para a Design Essentials 2019. Não parece que será mais que um concept realmente atraente, que inclusive foi construído em escala real, mas sem dúvidas trata-se de uma preciosa e moderna homenagem aos primórdios de uma marca com muita história.

Confira as Fotos