24/03/2020 - MORGAN CONFIRMA O FIM DO EV3, SEU ROADSTER ELÉTRICO RETROFUTURISTA

Já era esperado, uma vez que o projeto já estava paralisado há muito tempo. O Morgan EV3 não era um simples protótipo de salão, mas um verdadeiro projeto que tratava de ser o primeiro veículo elétrico de produção do pequeno fabricante britânico.

Durante uma recente entrevista à mídia especializada, Jonathan Wells, responsável máximo de design da Morgan Motor Company, confirmou que o projeto já foi cancelado definitivamente e que, portanto, não devemos esperar a chegada ao mercado do Morgan EV3, nem de nenhum derivado ou evolução dele. Não pelo menos no curto prazo.

Jonathan Wells não revelou os motivos que levaram a empresa a cancelar definitivamente o projeto, mas tendo em conta que a marca esteve imersa no desenvolvimento das novas gerações de seus dois produtos principais, não é surpresa que o pequeno fabricante britânico tivesse que concentrar seus esforços em tarefas mais rentáveis. Precisamente no último ano a Morgan revelou os novos Morgan Plus Six e Morgan Plus Four, ambos baseados na nova plataforma CX de alumínio.

O Morgan EV3 foi apresentado no Salão de Genebra 2016. Tratava-se uma espécie de versão elétrica pura do atrevido Morgan 3 Wheeler, mas com uma estética bastante minimalista e com certos toques retrofuturistas. O primeiro protótipo apresentado causou boa sensação e a empresa em seguida confirmou uma futura versão de produção. Este pequeno esportivo de só três rodas contava com um motor de 63 cv (46 kW) e um pack de baterias de 21 kWh, um esquema elétrico suficiente para mover o leve esportivo elétrico de 0 a 100 km/h em menos de 9 segundos com uma velocidade máxima de 150 Km/h. Sua autonomia anunciada era em torno dos 240 quilômetros.

No entanto, em 2018 a Morgan anunciou que atrasaria o projeto devido a problemas relacionados com o fornecedor da mecânica elétrica, a Frazer Nash Energy Systems, mas sem chegar a especificar os detalhes destes inconvenientes. Desde então e até agora não havíamos voltado a ter notícias oficiais da marca com relação a este modelo, de modo que as palavras de Jonathan Wells são a primeira notícia oficial do modelo em anos. Segundo ele, apesar do cancelamento deste projeto, o EV3 foi uma experiência positiva para a empresa, que segue contando com uma pequena equipe de engenheiros que trabalham em mecânicas elétricas, de modo que em um futuro veremos a chegada de alguma mecânica alimentada por baterias. Mas desta vez de desenvolvimento próprio.

Confira as Fotos