13/02/2020 - MOTIV: ASSIM SERÁ O CARRO ELÉTRICO AUTÔNOMO DE GORDON MURRAY

A Gordon Murray Design revelou as primeiras imagens do novo projeto que eles têm entre as mãos, um pequeno veículo urbano elétrico e autônomo, que foi desenvolvido junto com itMoves e Delta Motorsport, um monolugar que promete ajudar a reduzir os congestionamentos das grandes cidades.

Não se trata de um veículo tão atraente como o urbano Motiv.e que levava a assinatura da Yamaha, um bonito veículo urbano que Gordon Murray havia desenvolvido há alguns anos, mas que nunca conseguiu obter luz verde para sua produção. No entanto, o novo Motiv utiliza a mesma tecnologia iStream da empresa.

Trata-se de uma plataforma flexível, que permite alterar facilmente as características dos painéis da carroceria denominados iPanel, construídos em alumínio de alta resistência, passando de uma configuração monolugar a outra de maior capacidade, e inclusive adotar as formas de um veículo comercial.

O Motiv mede somente 2.537 mm de comprimento, 1.310 mm de largura e 1.628 mm de altura, com um peso abaixo dos 450 kg, sem contemplar as baterias. Está animado por um motor elétrico de 27 cv, que funciona em combinação com baterias de 17.3 kWh, que lhe proporcionam energia suficiente para poder rodar até 100 km com uma carga completa.

É capaz de alcançar uma velocidade máxima de 65 km/h e suas baterias podem ser recarregadas de 20 a 80% em 40 minutos se for utilizada uma tomada de carga rápida.

Sua produção poderá ter início em um prazo de dois a cinco anos, dependendo de como avançarem as etapas de desenvolvimento, que ainda faltam ser concluídas, especialmente a fase de testes do sistema de condução autônoma.

O Motiv estará homologado como quadriciclo, mas a verdade é que de todos os modos consegue cumprir com os padrões de segurança (M1) para veículos de passageiros. Sua apresentação oficial aconteceu no âmbito do evento MOVE 2020, que foi celebrado recentemente na cidade de Londres.

Confira as Fotos