22/05/2020 - MULHOLLAND LEGEND 480: COM A FÓRMULA DA TVR

Quando falamos do Grupo Mulholland, trata-se de uma empresa especializada em proporcionar diferentes componentes para a indústria do automobilismo esportivo, concretamente em categorias de máxima exigência como a Fórmula 1 e o WRC. No entanto, seus dirigentes pensaram que já era hora de ampliar suas fronteiras e oferecer seus produtos a um público mais amplo, de forma que optaram por lançar seu primeiro automóvel esportivo de rua.

O que aparece nas imagens chama-se Mulholland Legend 480, procede do Reino Unido e está inspirado na fórmula da TVR. Os detalhes sobre o projeto são muito limitados e a única coisa que temos é esse par de imagens do modelo, além de um ou outro dado interessante sobre seu chassi e a mecânica. Como seu nome indica, oferecerá 480 cv de potência através de um motor V8 situado na parte dianteira, que enviará toda a força ao eixo traseiro.

Para isso será fundamental a presença de uma transmissão manual de 6 velocidades que foi projetada e desenvolvida internamente pela Mulholland Automotive. Não sabemos qual será o peso deste esportivo, de modo que é complicado imaginar seu desempenho, embora a empresa britânica afirme que é uma máquina ‘superleve’ com um chassi de fibra de carbono criado pela mesma divisão que desenvolve componentes para a Fórmula 1. Nesse sentido, a única referência próxima é o TVR Griffith, ou seja, um automóvel com uma potência similar que alcança os 100 km/h em menos de 4 segundos e supera os 320 km/h.

O Legend 480 foi projetado para ser um “verdadeiro sucessor da receita da TVR para o século XXI”, uma vez que o conceito deste modelo de dois lugares é obra do ex-chefe de design da TVR, Damian McTaggart. Nas palavras do proprietário da Mulholland, Graham Mulholland: “Para mim, a TVR se destacou pelos verdadeiros princípios do que deverá ser um automóvel esportivo e brindou uma experiência de condução realmente estimulante. O Legend 480, como nosso primeiro veículo, replicará uma fórmula testada, mas utilizaremos os últimos conhecimentos avançados de fabricação e uma rede de fornecedores de classe mundial para conseguir a qualidade esperada e a melhor experiência”.

Apesar de sua curta vida, a Mulholland Automotive afirma que a produção começará iminentemente em sua fábrica de Derby, com as primeiras entregas programadas para os meses de julho e agosto deste mesmo ano. Depois do lançamento do Legend 480, a marca planeja adicionar três modelos à sua linha. Não foi revelado o preço, mas o livro de pedidos já está aberto.

Confira as Fotos