23/08/2020 - NEVS PODE ESTAR DESENVOLVENDO UM NOVO CARRO ELÉTRICO E A MARCA SAAB É A CHAVE

A Saab é uma marca que os amantes do mundo automobilístico e do design sueco lembrarão com certo carinho. Ao longo de sua história deu vida a diferentes modelos, alguns deles convertidos em autênticos ícones da indústria automobilística. Uma série de más decisões e acontecimentos em cascata fizeram com que esta empresa automobilística caísse em um buraco, do qual só pôde sair após entrar em cena a NEVS - National Electric Vehicles Sweden.

A verdade é que pouco ou nada resta da empresa original. A última vez que um acontecimento de importância relacionado com a Saab gerou manchetes foi há aproximadamente um ano. É que a NEVS iniciou em 2019 a produção na China de um carro elétrico baseado o extinto Saab 9-3. Ambos os modelos estão sustentados pela mesma plataforma, de modo que a parte mecânica é sua grande diferença.

Depois de um tempo considerável sem ter notícias da NEVS e Saab, chega uma informação interessante da Suécia. À plena luz do dia foi flagrada uma mula de testes. Um veículo em pleno processo de desenvolvimento que, segundo pôde confirmar o autor destas fotos flagrantes, é totalmente elétrico. Um dado que podemos dar por certo, já que na imagem da traseira não se percebe nenhum sistema de escape.

Agora, o que faz este veículo tão pitoresco rodando pelas estradas suecas? Esta é a pergunta chave. O flagrante aconteceu próximo a Trollhättan, cerca das antigas instalações da Saab. Mas, além da camuflagem, que pouco ou nada tem a esconder por tratar-se de uma mula de testes, o verdadeiramente importante são as dimensões, as rodas e a distância entre-eixos.

Estamos diante de uma mula de testes que utiliza uma nova plataforma. Além disso, os arcos de roda e o tamanho das rodas tão grandes deixa entrever que podemos estar diante da etapa embrionária de um futuro crossover de mecânica 100% elétrica.

Isso nos permite dar uma olhada para trás. Mais concretamente ao ano de 2015. Isso mesmo, há aproximadamente meia década a NEVS anunciou o lançamento de 4 carros elétricos totalmente novos. Um plano que ficou na gaveta, já que deveriam ter sido lançados no mais tardar em 2018. Agora, pode ser que a NEVS tenha decidido resgatar do esquecimento algum destes projetos. Dos quatro modelos, três eram crossovers. Assim, algum deles pode encaixar perfeitamente com esta mula de testes.

Embora seja verdade que por enquanto a informação é bastante escassa e que estas duas fotografias não permitem analisar muito mais a mula de testes, o que é realmente interessante é que tenha acontecido este avistamento. Um fato que vem a confirmar que a NEVS está trabalhando em um projeto secreto e que a Saab é a chave.

Confira as Fotos