27/11/2020 - NISSAN X-TERRA 2021: O SUV VOLTA AO ORIENTE MÉDIO SOBRE A BASE DA NAVARA

Embora nas Américas o Nissan X-Terra não tenha desaparecido do catálogo da marca japonesa - já que pode ser encontrado em vários mercados como Xterra - no Oriente Médio o modelo havia encerrado sua oferta com o MY2015 para não voltar mais. Isso até agora, pois a Nissan volta a regressar àquela região com o modelo, mas agora como um SUV de três filas de bancos construído sobre a plataforma F-Alpha da Navara.

Recentemente a Nissan havia externado sua intenção de ressuscitar o X-Terra no mercado árabe com um facelift muito relevante, que mudasse a parte frontal e a tornasse mais similar à do Nissan Patrol. O novo X-Terra surge agora com uma grade em forma de V e faróis LED com luzes DRL mais modernas em forma de C, que abraçam o conjunto e lhe outorgam um aspecto muito mais atraente.

No interior, o modelo oferece maior conforto a todos os passageiros utilizando a tecnologia de bancos Zero Gravity para a primeira e segunda fila de bancos, melhorando também o filtro acústico do para-brisa e dos vidros para evitar ao máximo a entrada de ruídos a partir do exterior.

O interior também se beneficia de um painel de instrumentos completamente redesenhado, com acabamento em materiais de tato suave e acompanhado por uma tela de 9.0 polegadas para o infotainment, de onde poderão ser controlados o sistema de áudio e algumas outras funções de conforto para todos os passageiros do veículo. Conta ainda com entradas USB-C e USB-A distribuídas por todo o interior.

Na parte de segurança também surgem melhorias substanciais. Foram incorporados diversos sistemas da Nissan, que incluem alerta de mudança de faixa, alerta de ponto cego, alerta inteligente de colisão frontal com frenagem automática de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta inteligente para o condutor, entre muitas outras utilidades.

Quanto à parte mecânica, debaixo do capô do X-Terra para o Oriente Médio se esconde um motor de 4 cilindros e 2.5 litros aspirado naturalmente que entrega 167 cv e 240 Nm de torque, que são enviados às quatro rodas através de uma transmissão automática de 7 velocidades, acompanhada por bloqueio para as quatro rodas, com um diferencial de deslizamento limitado para o eixo dianteiro e outro com bloqueio eletrônico para o eixo traseiro.

A Nissan anunciou que o novo X-Terra 2021 estará disponível para todos os países do Oriente Médio onde a marca está presente a partir do próximo mês de dezembro, e que também chegará de maneira gradual a outras regiões, mas por enquanto não há uma data estimada para isso.

Confira as Fotos