10/06/2021 - NOVO ALFA ROMEO TONALE FLAGRADO EM PLENA LUZ DO DIA

O processo de desenvolvimento do novo SUV da Alfa Romeo segue adiante. A icônica marca italiana está a todo o vapor e, sob o guarda-chuva da Stellantis, está realizando diferentes projetos que se materializarão em uma ofensiva de produto com a qual espera recuperar boa parte do terreno perdido na Europa. O novo Alfa Romeo Tonale é a primeira grande novidade que está na agenda da empresa.

Nos últimos tempos haviam surgido diversos rumores sobre um possível atraso e inclusive paralização do desenvolvimento do novo Tonale. Como já comentamos em outras oportunidades, nada mais longe da realidade, o projeto segue adiante e chegará como estava previsto. Além disso, como se essa informação não bastasse, surgiu um evento que ratifica essa afirmação. O Tonale foi flagrado a plena luz do dia.

A publicação italiana da Motor1 fez ecoou o flagrante em plena luz do dia de um protótipo do novo Tonale. Um exemplar de testes foi visto enquanto realizava testes em estrada aberta ao tráfego nas imediações de Turim (Itália). Um fato que confirma que a Alfa Romeo segue trabalhando neste modelo que, sem dúvidas, desempenhará um papel de destaque nesta nova etapa em que já se encontra.

Lamentavelmente o protótipo estava vestido com uma densa camuflagem. No entanto, e apesar das tentativas da Alfa Romeo em evitar os olhares indiscretos, a nível estético não apresentará grandes surpresas. O motivo é que este modelo foi antecipado na época através de um concept car batizado como Alfa Romeo Tonale Concept e, posteriormente, aconteceu o vazamento de uma maquete muito próxima à versão de produção que chegará aos concessionários.

O Alfa Romeo Stelvio será o ‘irmão maior’ do Tonale. O novo crossover italiano terá dimensões compactas e, portanto, lidará no segmento C. O fabricante está apostando muito forte neste modelo para posicioná-lo como uma alternativa aos melhores SUVs médios que podem ser encontrados nos concessionários europeus. É que deverá lidar com rivais muito importantes.

A linha de motores apostará na eletrificação. Estará disponível junto a um novo motor a gasolina de 1.5 litros MultiAir com 4 cilindros que será oferecido em diferentes níveis de potência. Também foi recuperada a ideia de integrar na linha o motor a gasolina 2.0 litros com tecnologia híbrida leve (MHEV) com mais de 300 cv. Estará associado a uma transmissão automática.

A Alfa Romeo também colocará sobre a mesa uma motorização destinada aos condutores que queiram apostar na mobilidade sustentável. Trata-se de uma versão híbrida plug-in (PHEV). A potência rondará os 250 cv, mas o verdadeiramente importante radicará na autonomia em modo 100% elétrico que contará este modelo. A tração total também será destaque.

Quanto à sua chegada ao mercado, estará nos concessionários no próximo ano. Desembarcará na Europa como modelo 2022 e não 2023 como vinha se especulando. O roteiro estabelecido originalmente está mantido. Com este modelo a Alfa Romeo seguirá tendo representação no segmento C uma vez que se materialize o desaparecimento do Alfa Romeo Giulietta.

Confira as Fotos