05/04/2021 - NOVO GMC HUMMER EV SUV CHEGA COM ATÉ 842 CV ELÉTRICOS

A apresentação oficial do novo GMC Hummer EV SUV aconteceu no último final de semana e por enquanto podemos descrevê-lo com apenas duas palavras: sem surpresas. A nova versão de carroceria fechada da linha Hummer elétrica surgiu como já esperávamos, um modelo exatamente igual ao GMC Hummer EV Pick-up que já conhecíamos, mas com o teto um pouco mais longo e uma tampa traseira vertical.

De modo que exceto pela potência máxima da versão mais alta, este novo modelo não apresenta verdadeiras novidades destacáveis, tratando-se somente de um derivado com carroceria fechada do enorme todo-terreno que foi apresentado no ano passado em formato de caçamba traseira aberta ou pick-up. O novo SUV mantém os mesmos traços estéticos e inclusive os acessórios de design do seu irmão de linha, mas acrescenta um pilar C consideravelmente mais grosso, um grande vidro traseiro lateral e um pilar traseiro um pouco mais fino, além de um vidro vigia traseiro bastante vertical, além de uma roda de estepe sobre a tampa traseira.

No interior também não há novidades de relevância, pois o novo GMC Hummer EV SUV dispõe do mesmo e tecnológico painel do seu irmão pick-up, que conta com um grande túnel central e uma imensa tela de 13.4 polegadas que flutua sobre o console central. Atrás do volante multifuncional também há o painel de instrumentos digital de 12.3 polegadas. O habitáculo também pode ser conversível, graças à presença dos painéis de teto desmontáveis do sistema Infinity Roof, que como é lógico, nesta nova versão SUV soma um novo painel para a zona traseira.

O Hummer EV SUV continua mantendo a configuração de 5 lugares do seu irmão de linha e a marca por enquanto não falou de possíveis versões de 3 filas de bancos, apesar de que por tamanho possa acomodar facilmente uma fila adicional. Embora a verdade seja que a marca revelou apenas algumas poucas imagens do modelo e não temos nenhuma da parte traseira do habitáculo. Espera-se que nos próximos dias sejam revelados novos dados e material gráfico do SUV.

O novo GMC Hummer EV SUV contará com o mesmo sistema de suspensão pneumática apresentado no Hummer EV Pick-up, que graças ao Modo Extract é capaz de elevar a altura do veículo 149 mm adicionais para evitar obstáculos e alcança uma altura livre máxima de 400 mm, permitindo também uma altura para atravessar áreas cobertas de água com 813 mm. Também conta com eixo traseiro direcional e, portanto, com o curioso ‘Modo Caranguejo’ ou sistema Crab Walk. A configuração de chassi se completa com as rodas calçadas com pneus off-road de 35 polegadas Goodyear Wrangler All Terrain MT, que podem ser de 37 polegadas e também montar o sistema de bloqueio beadlock para os usuários off-road mais extremos.

Na parte tecnológica destaca-se o sistema Ultravision, que equipa 18 câmeras no exterior para ajudar o condutor não só na estrada, mas também fora do asfalto, pois inclui câmeras nas partes baixas do veículo. Além da última geração do sistema de assistência à condução Super Cruise com função mãos livres. A linha Hummer é a primeira com o emblema GMC a utilizar este sistema.

A nível técnico só há uma diferença entre o novo Hummer EV SUV e a versão pick-up. Embora ambas estejam baseadas na mesma plataforma BT1 - a utilizada pela GM para seus veículos elétricos full-size - e utilizem os mesmos propulsores e baterias de última geração Ultium da empresa, por algum motivo não especificado, o SUV não dispõe da versão de 1.014 cv (1.000 hp) mas de 842 cv (830 hp). De resto, a linha será composta pelas mesmas versões de dois e três motores elétricos, de modo que só haverá versões de tração total, com potências de 634 cv (625 hp) e 842 CV (830 hp).

Em relação às baterias, existe a possibilidade de montar packs de 16 e 20 módulos Ultium, mas não foram reveladas suas capacidades em kWh, apenas sua autonomia estimada de acordo com o ciclo EPA. Segundo os dados da marca, as versões Hummer EV SUV são capazes de alcançar uma faixa de autonomia máxima superior aos 400 km na versão de 16 módulos e superior aos 480 km nas versões equipadas com o pack de 20 módulos. No entanto, se estas últimas equiparem o opcional Extreme Off-Road Package, a autonomia pode baixar para 450 km.

Assim como a linha mecânica, as versões serão idênticas às da pick-up, incluindo a edição especial de lançamento Edition 1, que estará disponível com o kit Extreme Off-Road Package ou sem ele. A primeira versão chegará ao mercado no início de 2023, a Edition 1, e em seguida virá o resto das versões no meio desse mesmo ano, exceto a versão base, que estará disponível somente um ano mais tarde.

Confira as Fotos