18/12/2020 - PAGANI HUAYRA TRICOLORE: UMA EXCLUSIVA HOMENAGEM AO ESQUADRÃO ITALIANO FRECCE TRICOLORI

A Pagani acaba de revelar uma nova e interessante criação. Uma exclusiva edição limitada como homenagem à força aérea italiana. Trata-se do novo Pagani Huayra Tricolore, um modelo que estreia para celebrar em alto estilo e como merece o 60º aniversário da Frecce Tricolori, o esquadrão de voo acrobático da Força Aérea Italiana.

A denominação Tricolore não é nova na linha Pagani. E mais, no passado, a marca italiana já homenageou a Frecce Tricolori. Falamos do Pagani Zonda Tricolore, modelo que entrou em cena ali por volta de 2010. Seguindo a esteira daquela criação, o Pagani Huayra se apresenta diante do público com uma série de traços distintivos e ao mesmo tempo exclusivos.

A carroceria está inspirada no avião a jato usado pelo esquadrão Frecce Tricolori, o Aermacchi MB-339A P.A.N., e denota uma aerodinâmica mais trabalhada. O divisor frontal é mais pronunciado e o para-choque dianteiro foi modificado. Estas mudanças permitiram maximizar a carga aerodinâmica. Também foi acrescentada uma nova entrada de ar que ajuda a refrigerar o potente motor que se esconde debaixo da carroceria do veículo.

Outras mudanças igualmente relevantes são o novo difusor traseiro e o aerofólio integrado na cobertura traseira. Os grafismos externos se combinam com a cor azul característica desta edição limitada e, além disso, o novo Huayra Tricolore conta com rodas de liga leve com um desenho igualmente interessante. Os acenos ao mundo da aviação estão divididos por todo o modelo.

Com relação ao interior do novo Huayra Tricolore, somos envolvidos rapidamente por uma atmosfera onde se respira muita esportividade e exclusividade. Todas as peças de alumínio que estão presentes no habitáculo são fabricadas com uma liga de grau aeroespacial. Os bancos são forrados com um estofamento exclusivo onde o couro é o protagonista e as cores branco e azul ajudam a criar um contraste muito chamativo. Um detalhe realmente curioso é a instalação de um anemômetro que permite consultar a velocidade do ar.

Debaixo do capô traseiro do novo Huayra Tricolore se encontra um motor a gasolina V12 biturbo de origem Mercedes-AMG e que alcança os 840 cv e 1.100 Nm de torque máximo. Está acoplado a uma transmissão Xtrac AMT de 7 velocidades que envia a potência gerada pelo motor ao eixo traseiro. Conta com aerodinâmica ativa e uma suspensão com amortecimento controlado eletronicamente. Também cabe destacar que o chassi está construído, entre outros materiais, em carbono e titânio.

A produção do novo Huayra Tricolore será limitada a 3 unidades. É uma cifra realmente baixa que aproxima este modelo praticamente à condição de ‘one-off’. Este simples fato já garante um elevado nível de exclusividade. Agora, como se não bastasse, cabe destacar que o preço de saída de cada um destes exemplares será de 5.5 milhões de euros (antes dos impostos). É claro que ficará ao alcance de apenas um punhado de endinheirados colecionadores.

Confira as Fotos