01/09/2020 - PEUGEOT 3008 2021: LIGEIRAS MELHORIAS PARA O SUV FRANCÊS

No final do ano terá início a comercialização do atualizado Peugeot 3008 2021. A marca francesa acaba de apresentar este modelo em um evento online que pôde ser acompanhado direto por milhares de pessoas. Trata-se da primeira renovação de importância que o SUV francês recebe desde sua introdução em 2016. As melhorias afetam o seu aspecto exterior, o habitáculo e a dotação tecnológica do modelo.

Com essas mudanças, a marca espera que o novo 3008 2021 continue colhendo o mesmo sucesso de antes ou até mais. Algo que não será simples, sem dúvidas, sabendo o quão popular que é este modelo. Prova disso é que desde a introdução do Peugeot 3008 foram vendidas mais de 800.000 unidades. Quatro anos em que o crossover compacto também conseguiu o prestigioso prêmio ‘Car of the Year 2017’.

Para descobrir as mudanças do exterior do Peugeot 3008 2021 com relação ao seu antecessor é preciso fixar-se na parte frontal. É onde surge uma grade diferente sem moldura acompanhada por entradas de ar laterais na cor preto brilhante. Nos exemplares com terminação GT e GT Pack, há uma grade com um desenho específico ligeiramente mais esportivo. Também muda o aspecto dos faróis, que agora são mais agressivos. Incluem de série a tecnologia LED em algumas ou todas as suas funções dependendo do acabamento e equipamento escolhido.

As diferenças do novo Peugeot 3008 continuam na traseira, onde surgem lanternas LED que exibem um desenho em 3D e contam com intermitentes sequenciais. Estas luzes estão cobertas por um vidro escurecido, que complementa a tampa do porta-malas preta, enfatizando a largura do carro. O GT Pack inclui rodas de alumínio de 19 polegadas com um padrão inédito e foram atualizados os logotipos GT. Da mesma forma, aproveitaram para ampliar a paleta de cores com o ‘Azul Célebes’ e o ‘Azul Vértigo’ para somar um total de sete tons diferentes.

No interior também há melhorias, começando pela nova tela central de 10 polegadas. A partir dela se controla quase todas as funções do carro, além do sistema multimídia e de entretenimento. E abaixo, como até agora, há um conjunto de sete botões, inspirados nas teclas de um piano, que dão acesso direto a algumas dessas funções. O quadro de comandos é totalmente digital e conta com uma tela configurável de 12.3 polegadas.

Todos os Peugeot 3008 2021 incluem um seletor de modos de condução. A partir dele se pode escolher entre os modos Normal, Sport e Eco. Adicionalmente, as versões híbridas plug-in oferecem os modos Electric, Hybrid, Sport e 4WD. A tudo isso há que somar novos acabamentos que, segundo a Peugeot, contribuem para melhorar a sensação de qualidade a bordo do crossover.

Antes de falar dos motores do 3008 2021, vamos repassar as novidades tecnológicas mais destacadas. Como o Night Vision, um sistema de visão noturna capaz de detectar pedestres e animais na noite em distâncias entre 200 e 250 metros. Ou como o controle de cruzeiro adaptativo com função de parada e partida automática em combinação com a transmissão automática. Ou como o assistente de posicionamento na faixa, a frenagem automática de emergência e o reconhecimento de sinais de trânsito ampliado.

A linha de motores do Peugeot 3008 2021 é basicamente a mesma que até agora, embora reduzida. Há duas opções híbridas plug-in: HYBRID4 300 e-EAT8 com 300 cv de potência e tração nas quatro rodas e o HYBRID 225 e-EAT8 com 225 cv e tração dianteira. A estas duas opções se somam dois motores a gasolina com 130 e 180 cv e um diesel de 130 CV.

Confira as Fotos