20/02/2021 - PORSCHE 911 GT3: UMA VOLTA RÁPIDA EM NÜRBURGRING NORDSCHLEIFE

Estivemos esperando um bom tempo desde que surgiu a geração 992 do esportivo alemão para poder conhecer uma de suas versões mais espetaculares, o Porsche 911 GT3. Quando há apenas alguns dias a marca de Zuffenhausen revelou todos os detalhes de sua última criação, ela também deu ênfase a um tempo que o 911 mais purista do momento não demorou muito em conseguir no circuito de Nürburgring Nordschleife.

Falamos de 6:59.927 minutos, ou seja, a nova geração do GT3 é nada menos que 17 segundos mais rápida que a anterior e isso se deve ao duro trabalho que foi realizado pelos engenheiros da marca em dois aspectos fundamentais: o peso e a frenagem. Uma vez que o motor boxer de 6 cilindros ganhou apenas 10 cv, os grandes beneficiados da nova geração foram uma carroceria muito mais leve que utiliza o polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP) para perder cerca de 70 quilos, assim como um sistema de freios que agora se apoia em discos de 408 milímetros.

Mas é claro que não podemos perder de vista outra das grandes novidades do 992 GT3, que não é outra que a presença de uma suspensão dianteira com um inovador esquema de dupla forquilha, que garante uma maior eficácia em curvas. O piloto de testes Lars Kern foi o encarregado de comprovar o desempenho desta nova configuração em um traçado tão exigente como o Inferno Verde, e a própria Porsche se encarregou de gravar a volta realizada deixando um vídeo digno de ser visto, nem tanto pela técnica de condução de Kern, mas pelo som que emana do motor do monstro alemão.

Um dos grandes atrativos desta versão, em comparação ao resto, é a presença de uma mecânica de aspiração natural, que não necessita de nenhum tipo de turbo alimentação para descarregar sobre o asfalto 510 cv de potência e 470 Nm de torque máximo. Estamos falando do mesmo motor boxer de 6 cilindros que é utilizado pelo GT3 Cup atual, capaz de girar hasta as 9.000 rpm para dar o melhor de si, com uma cilindrada de 4.0 litros e uma transmissão automática de dupla embreagem com 7 velocidades unida a ele. Também está disponível uma transmissão manual de 6 relações, mas esta oferece um pior desempenho.

O tempo conseguido pelo GT3 é realmente bom, mas imaginamos que sua versão RS conseguirá baixá-lo ainda mais. Não sabemos quando acontecerá sua apresentação oficial, mas podemos assegurar que apresentará uma receita melhorada a base de dieta de peso e mais potência.

Confira as Fotos