20/02/2021 - PRIMEIRO MOTOR W12 DESTINADO AO BACALAR CONCLUI OS TESTES DE PRODUÇÃO NO CENTRO DE EXCELÊNCIA DA BENTLEY

A Bentley Mulliner apresentou há cerca de um ano em Crewe, no Reino Unido, o seu exclusivo Bacalar. Trata-se provavelmente do Bentley de duas portas mais raro da era moderna, assim como a máxima expressão do luxo ao ar livre para dois ocupantes. Serão criadas apenas 12 exemplares deste chamativo modelo de edição limitada.

O que sem dúvida garante sua raridade e exclusividade, ao mesmo tempo que oferece um luxo supremo. Desta forma, também não poderia faltar um desempenho impressionante, por isso que o Bacalar conta debaixo do seu capô com uma versão melhorada do incomparável motor W12 TSI de 6.0 litros da Bentley, que produz incríveis 650 cv e 900 Nm de torque.

Não estamos falando de um motor novo, já que a Bentley introduziu pela primeira vez o W12 TSI de 6.0 litros em sua linha em 2003. Desde então, esta mecânica experimentou um aumento de sua potência nominal em 27% e seu torque em 38%, até alcançar as cifras apresentadas no Bacalar.

As melhorias nesta poderosa mecânica em perigo de extinção foram graduais ao longo dos anos, podendo ser visto um reforço de 30% no cárter, um revestimento das superfícies dos cilindros para reduzir a fricção e uma melhoria dos sistemas de refrigeração, incluindo agora três circuitos de refrigeração separados.

Como caberia esperar, os mais de 100.000 motores W12 TSI de 6.0 litros fabricados passaram por extensas fases de testes. A maioria dos W12 só precisam passar por um teste de 21 minutos e 30 segundos, mas um de cada cem motores é selecionado para um teste completo de potência de 8 horas muito mais rigoroso.

No primeiro teste é verificado se não há vazamentos. No segundo, se testa a mecânica fria para medir 600 propriedades individuais e encontrar anomalias menores, se houverem. Por último, o Hot Test simula o uso em uma condução real utilizando um líquido ultravioleta no motor para verificar se há vazamentos.

Confira as Fotos