13/02/2020 - SKODA ENYAQ: ESTE SERÁ O NOME DO SUV ELÉTRICO DA MARCA CHECA BASEADO NA PLATAFORMA MEB

A eletrificação da Skoda já é uma realidade e depois de apresentar a versão híbrida plug-in do Superb e do Citigo elétrico, o primeiro SUV 100% elétrico fabricado pela marca checa já está a caminho. Trata-se do mesmo modelo que foi flagrado pelos fotógrafos de plantão em Nürburgring utilizando a carroceria modificada de um Volkswagen Tiguan para camuflar-se e a partir de agora, já pode ser chamado por seu nome: Skoda Enyaq.

A Skoda escolheu esta denominação a partir da palavra irlandesa ‘enya’ que significa fonte de vida, algo que simboliza a entrada do fabricante na nova era da mobilidade elétrica. Além disso, o nome começa por ‘E’ o que evoca a eletrificação e termina por ‘Q’ como todo os SUVs da marca.

Inspirado no concept Vision E, um SUV totalmente elétrico com tração total e 225 kW de potência, capaz de oferecer ao condutor uma tecnologia de condução autônoma de Nível 3, e disposto sobre a plataforma MEB do Grupo Volkswagen idealizada para seus carros de zero emissões, o Enyaq promete ser um marco na Skoda e talvez por este motivo, a marca cuida de forma especial toda a informação relativa a este projeto até esta data.

De fato, o resto dos detalhes que conhecemos do Enyaq não são oficiais e respondem a uma série de imagens flagrantes que os fotógrafos de plantão divulgaram de Nürburgring, onde um estranho Volkswagen Tiguan elétrico não passou despercebido. Quem viu esta mula de testes do Enyaq em ação assegura que apresenta dimensões imponentes - maiores que as do citado Tiguan - e, portanto, um peso igualmente considerável.

Com tudo isso, se estima que este modelo conseguirá uma autonomia próxima dos 500 quilômetros, oferecerá uma grande habitabilidade, um porta-malas generoso e uma estética muito chamativa, claramente inspirada no citado concept Vision E, com uma figura geral bem mais afilada e alongada que a do Tiguan e com faróis e lanternas que se assemelharão bastante aos dos últimos Skoda Kamiq e Scala, mas com um ponto de atração extra.

O Skoda Enyaq fará parte dos seis veículos elétricos e quatro híbridos, tanto convencionais como plug-in, que a Skoda quer ter prontos para 2025 como parte de sua estratégia de eletrificação. Todos eles serão fabricados na República Checa, junto com componentes elétricos de todas as marcas do Grupo Volkswagen.

Tudo indica que o ‘Tiguan’ das fotografias tirará esse disfarce para mostrar sua carroceria definitiva no final de 2020, certamente no Salão de Paris. Sua presença nos concessionários não acontecerá até 2021.

Confira as Fotos