02/09/2020 - SKODA ENYAQ iV: O NOVO SUV ELÉTRICO CHECO CHEGA COM ATÉ 510 KM DE AUTONOMIA

A alternativa da Skoda ao Volkswagen ID.4 já é uma realidade. Após uma grande quantidade de fotos flagrantes e numerosos teasers oficiais, acaba de estrear o esperado Skoda Enyaq iV. Estamos diante de um novo SUV de mecânica 100% elétrica com a qual o fabricante checo quer aumentar e deixar clara sua aposta e compromisso com a mobilidade elétrica no mercado europeu.

A apresentação deste modelo significa o verdadeiro tiro de largada da Skoda para sua particular transição para a mobilidade totalmente elétrica. Na verdade, o Enyaq iV não é o primeiro carro elétrico de produção em série da Skoda. Este lugar e honra é para o pequeno e descontraído Skoda Citigo-e iV. No entanto, a entrada em cena deste crossover é fundamental.

O novo Enyaq iV é o primeiro elétrico da Skoda sobre a plataforma MEB do Grupo Volkswagen. Uma arquitetura desenvolvida exclusivamente para automóveis elétricos. É utilizada pelo Volkswagen ID.3 e por uma longa lista de modelos que durante os próximos anos desembarcarão nos concessionários. É um elemento fundamental e central nos planos do conglomerado automobilístico alemão.

Com relação ao Skoda Enyaq iV, dando uma olhada nas imagens podemos descobrir todos os detalhes deste novo SUV. A parte frontal surge moderna e inclusive exibe certas linhas que lhe permitem marcar uma forte personalidade. Destacam-se os grupos ópticos com tecnologia LED que conectam diretamente com uma pitoresca grade (fechada). Tampouco devemos perder de vista a tela inferior e as linhas de expressão que recorrem o capô.

O perfil, pelo contrário, exibe um ar mais familiar e descontraído. E terminando o tour pelo exterior na traseira, destaca-se tanto a caída do teto como os grupos ópticos traseiros que são muito delgados e ao mesmo tempo envolventes. O spoiler de teto é outro detalhe relevante.

Se olharmos as medidas do Skoda Enyaq iV, percebemos que por tamanho, na linha SUV da marca checa se situa ligeiramente abaixo do Skoda Kodiaq e acima do Karoq. Apresenta um comprimento de 4.648 mm, uma largura de 1.877 mm, uma altura de 1.618 mm, uma distância entre-eixos de 2.765 mm e um porta-malas de 585 litros

Com relação ao interior do novo Enyaq iV somos envolvidos por um ambiente acolhedor e confortável. Segue a linha dos modelos da Skoda em relação à qualidade e acabamentos, além do nível de cuidado realizado com a manufatura. Foram usados materiais naturais e reciclados. Também apresenta um ar minimalista e ao mesmo tempo tecnológico. O centro nevrálgico é a tela táctil de 13 polegadas que coroa o console central.

Esse elemento é fundamental para manejar o completo sistema de infotainment que permitirá acessar a numerosos serviços digitais online e, sobretudo, consultar toda a informação relevante sobre o estado do veículo. Também permitirá localizar os pontos de carga mais próximos à nossa posição. A isso devemos somar um quadro de instrumentos digital e um volante multifuncional.

Outros detalhes de equipamento igualmente relevantes são o Head-Up Display (HUD) com realidade aumentada, radio digital DAB, bomba de calor para o sistema de climatização do habitáculo, plataforma multimídia Skoda Connect, carregador rápido de bordo e sistema de recuperação de energia dos freios por etapas. Pode equipar uma bola de reboque. A capacidade de reboque é de até 1.200 quilos.

Em termos de segurança a dotação é igualmente interessante. A lista de sistemas de assistência à condução é realmente completa, o que garantirá uma experiência de condução agradável e sobretudo segura. O controle de cruzeiro adaptativo, o aviso de ponto cego e o assistente de manutenção de faixa são algumas das tecnologias que poderemos curtir no comando deste novo elétrico.

A linha Enyaq iV é composta de um total de 5 níveis de acabamento: Loft, Lodge, Lounge, Suite e Eco Suite. Além disso, a estas terminações devemos somar 10 pacotes de equipamento opcional. A disponibilidade tanto de acabamentos como de pacotes opcionais variará dependendo do mercado. E para celebrar o seu lançamento, será comercializada uma edição limitada, o novo Enyaq iV Founder’s Edition. Estão disponíveis apenas 1.895 unidades.

Passemos à parte fundamental e determinante na hora de falar de qualquer carro elétrico. Sua configuração mecânica e sobretudo a capacidade da bateria. A Skoda realizou um movimento realmente interessante que lhe permitirá diferenciar-se de outros elétricos que estão disponíveis no mercado. Oferece três tamanhos de bateria, configurações de tração traseira e total, além de diferentes níveis de potência.

As versões disponíveis são as seguintes: 50, 60, 80, 80X e RS. O elemento chave e principal é, logicamente, a bateria de íons de lítio. Estas são as capacidades (líquidas) que estarão disponíveis na hora de configurar o novo Enyaq iV: 55, 62 e 82 kWh.

Com relação à autonomia, as cifras variarão com base na bateria, no rendimento e no tipo de tração. No pior dos casos é de 340 quilômetros, enquanto que a autonomia máxima é de 510 km.

Quanto à carga, cabe destacar que o Enyaq iV vem equipado com um carregador de bordo de 125 kW. O processo de carga de 10 a 80% pode ser completado em somente 40 minutos. Também é possível realizar a recarga usando um ponto de carga doméstico de 11 kW, embora neste caso, seja necessário entre 6 e 8 horas dependendo da capacidade da bateria.

Com relação à sua chegada ao mercado, o primer SUV totalmente elétrico da Skoda estará preparado para desembarcar nos concessionários europeus no segundo trimestre de 2021. O livro de pedidos será aberto no final deste ano. A produção em série arrancará antes de que finalize este ano. Na verdade, este novo modelo será fabricado nas instalações da marca tem em Mladá Boleslav (República Checa).

Confira as Fotos