19/02/2021 - SUBARU LEONE: O INÍCIO DA SYMMETRICAL AWD

Embora atualmente a Subaru seja considerada um dos maiores fabricantes mundiais de veículos com tração nas quatro rodas e marca pioneira na tecnologia de tração total em veículos de passageiros, tudo tem um começo. Em 1972, a Subaru lançou o primeiro automóvel com tração nas quatro rodas e hoje podemos falar um pouco dessa história.

O Subaru Leone 4WD Estate Van foi o primeiro automóvel de passageiros AWD do Japão e chegou ao mercado no dia 1º de setembro de 1972. O Leone 4WD era montado na planta de Gunma e sua produção começou em julho de 1972. A Subaru transferiu as qualidades off-road que antes só estavam presentes nos veículos todo-terreno grandes, ao segmento dos modelos familiares.

Os clientes podiam escolher entre cinco versões de carroceria. Quando começaram as vendas, havia três modelos a escolher: além de um hatchback de três portas chamado SRX e um sedan de 4.27 metros de comprimento com um porta-malas grande, havia um modelo um pouco mais longo, o Subaru 1800 Super Station, que se apresentava com uma linha de teto elevada, e inclusive mais espaço.

O que todas as versões tinham em comum era o extraordinário conceito de condução: além de um motor boxer de 1.8 litros que desenvolvia 80 cv e ??135 Nm de torque, o Subaru Leone contava com tração total. A tração nas quatro rodas se ativava puxando a alavanca seletora correspondente localizada entre os bancos dianteiros.

O torque distribuído em ambos os eixos não só aprimorava a dinâmica e a estabilidade de condução, como também melhorava a segurança e dotava o conjunto de uma maior agilidade. Com o ‘Dual-Range’ e uma distância ao solo ajustável de 21 a 24 cm, inclusive os terrenos mais difíceis podiam ser dominados com o Leone.

O estofamento de veludo e os vidros elétricos dianteiros e traseiros, assim como o ar-condicionado automático e os instrumentos digitais que facilitavam a leitura das rotações, a velocidade e a autonomia eram muito atrativos. O design do modelo também trazia elementos como os vidros sem molduras.

Resumindo, o conjunto era polivalente, esportivo, ágil e muito eficiente.

Confira as Fotos