09/10/2020 - TARASCHI BERARDO: EXÓTICO E COM POTÊNCIA HÍBRIDA

Aqueles privilegiados que podem se dar ao luxo de comprar qualquer automóvel do mercado, às vezes buscam algo mais exótico que muito pouca gente conheça e cuja presença em qualquer garagem seria concebida como excepcional. Os que pensam que os modelos esportivos assinados por Ferrari, Lamborghini e McLaren são muito conhecidos, talvez encontrem no Taraschi Berardo uma boa alternativa.

Trata-se de um carro de dois lugares criado pela empresa italiana 1-Off em uma clara homenagem ao piloto nascido em Tossicia, na Itália, Berardo Taraschi. O projeto conta com o respaldo de seu próprio filho, Tazio Taraschi, e com a ajuda da Squadra Corse Taraschi, uma equipe que fornece assessoria, peças de reposição e assistência técnica aos colecionadores que possuem automóveis originais desenvolvidos por BT nas décadas de 50 e 60.

Inspirado no Giaur 750 Sport Champion de 1953, um dos carros de competição mais bem-sucedidos de Taraschi, este esportivo italiano tem um grande segredo, acontece que está baseado em um modelo ecológico de alto desempenho que deixou o mercado neste mesmo ano: o BMW i8. O Taraschi Berardo combina um estilo retro com uma moderna tecnologia híbrida plug-in, exibindo uma estética muito singular que o diferencia do modelo de Munich graças aos novos painéis da carroceria fabricados à mão em alumínio, que provocaram um aumento no comprimento do conjunto até os 4.98 metros.

No entanto, conserva algumas peculiaridades do i8 como, por exemplo, as portas de abertura vertical. Dando uma olhada no interior, surge um habitáculo que é muito familiar, embora agora seja mais chamativo do que nunca graças ao couro marrom e à madeira. Foi mantido o quadro de instrumentos digital da BMW, as saídas de ar e a tela de 8.8 polegadas, mas foi redesenhado o console central.

O sistema de propulsão do Taraschi Berardo conta, como no modelo bávaro, com um motor elétrico acoplado a um bloco de 3 cilindros e 1.5 litros. Enquanto que este conjunto desenvolve no i8 um total de 374 cv, nesta ocasião essa potência foi aumentada até os 420 cv. Além disso, a empresa italiana assegura que poderá melhorar ainda mais esta cifra, pois já está trabalhando em configurações com 470 e 520 cv de potência. Toda a energia é enviada às 4 rodas passando antes por uma transmissão automática de 6 velocidades, que permite ao esportivo alcançar os 100 km/h em 3.9 segundos e a velocidade máxima é de 280 km/h.

Agora, todo aquele que estiver interessado em adquirir este peculiar automóvel deve saber que sua produção será limitada a alguns poucos exemplares, com um preço partindo de 800.000 euros.

Confira as Fotos