06/04/2021 - TOYOTA GR 86: O ICÔNICO ESPORTIVO JAPONÊS RENOVADO INTEGRALMENTE

A espera acabou, a nova geração do Toyota GT86 já é uma realidade. O icônico e popular esportivo japonês sofre uma renovação integral que traz consigo inclusive uma mudança de nome. Acaba de entrar em cena o novo Toyota GR 86, um esperado lançamento internacional que se materializa para dar continuidade à história de sucesso de um modelo cujo desenvolvimento foi possível graças a uma aliança.

O novo GR 86 passará a integrar a família de modelos assinados pela Toyota Gazoo Racing. Uma família que hoje é composta a nível global pelos Toyota GR Supra e Toyota GR Yaris. Portanto, estamos diante do terceiro integrante da oferta GR.

Este projeto foi possível de ser materializado graças à colaboração entre Toyota e Subaru. Uma aliança que permitiu dar vida a uma nova geração destes esportivos. O novo GR 86 está relacionado a nível técnico com o novo Subaru BRZ, modelo já apresentado há alguns meses. Estamos diante de uma renovação integral, já que muda desde a plataforma até a mecânica, passando pelo design exterior e interior. Agora, a Toyota destaca que se mantém toda a herança e filosofia do GT86 original.

Sustentado pela plataforma global da Subaru, esta mudança de arquitetura foi crucial para alcançar novos padrões de segurança e, sobretudo, melhorar a parte dinâmica. Além disso, as dimensões do novo GR 86 são praticamente idênticas às do GT86, o que torna possível que o novo modelo mantenha um centro de gravidade baixo. A rigidez torsional foi incrementada em aproximadamente 50%. Foi dada uma ênfase especial na regulagem. E a utilização de materiais leves como o alumínio foi fundamental para fixar um peso de 1.270 kg.

Quanto às dimensões, o Toyota GR 86 mede 4.265 mm de comprimento, 1.775 mm de largura, 1.310 mm de altura e conta com uma distância entre os eixos de 2.575 mm.

A nível estético, se colocarmos frente a frente o novo GR 86 e o novo BRZ, encontraremos dois modelos similares. No entanto, a Toyota se esmerou em dotar o GR 86 de sua própria personalidade. Na parte dianteira surgem estilizados faróis onde se utiliza a tecnologia LED, uma grande tela inferior com um característico padrão, as entradas de ar adotam um desenho vertical e a insígnia da Toyota Gazoo Racing também está presente.

Também cabe destacar o desenho das rodas e o perfil da carroceria. E terminando o tour pelo exterior na traseira, além de lanternas muito chamativas, é preciso mencionar o sistema de escape com duas saídas visíveis e perfeitamente integradas no para-choque traseiro junto ao difusor.

Com relação ao habitáculo, somos envolvidos por um ambiente onde se respira esportividade. Tudo gira em torno do condutor, sendo que o centro nevrálgico é uma tela táctil de 8.0 polegadas. Também cabe destacar o novo quadro de instrumentos digital cujo tamanho alcança as 7.0 polegadas. As opções de conectividade foram incrementadas, assim como a lista de sistemas de assistência à condução. Outra das chaves do novo GR 86 é que mantém sua configuração interior de quatro lugares 2+2.

Debaixo do capô se encontra um novo motor a gasolina de 2.4 litros e 4 cilindros. A Toyota não confirmou a potência e o torque máximo, mas destaca que se trata de um bloco muito leve e que o desempenho estará acima do seu antecessor. Neste aspecto, lembramos que o novo Subaru BRZ alcança os 231 cv (228 hp) e 250 Nm. O modelo da Subaru pode ser acoplado tanto a uma transmissão manual ou automática, sempre com tração traseira.

Ao longo deste ano serão anunciados mais detalhes do novo GR 86. O GT86 original foi lançado em 2012 e foram vendidas mais de 200.000 unidades em todo o mundo.

Confira as Fotos