27/11/2020 - TOYOTA GR YARIS AP4 ESTREARÁ EM 2021 NO CAMPEONATO DA AUSTRÁLIA DE RALLYS COM 261 CV E TRAÇÃO NAS 4 RODAS

A Toyota está determinada a dar muito o que falar no terreno esportivo. Sua atual linha esportiva é interessante, agora, montar tração nas quatro rodas de um Yaris e equipá-lo com um motor que entrega 261 cv, é uma verdadeira loucura.

Esta semana, do outro lado do planeta, a Toyota revelou o GR Yaris AP4, um novo carro de rally que se apresenta como a nova geração da Toyota GAZOO Racing Australia (TGRA) e que participará no Campeonato de Austrália de Rallys (ARC) de 2021.

Embora a Toyota tenha apoiado durante muito tempo uma equipe de rally local, esta é a primeira vez que a empresa, através de sua divisão de planejamento e desenvolvimento de produtos (PP&D), participou ativamente no projeto de um carro de rally específico.

O Toyota GR Yaris AP4 está sendo desenvolvido em colaboração com a Neal Bates Motorsport (NBM), empresa dirigida por Neal Bates, quatro vezes campeão australiano de rallys e que também dirige a equipe de rally TGRA.

Baseado no novo GR Yaris, o estilo exterior da carroceria do novo GR Yaris AP4 foi projetado e desenvolvido internamente pela PP&D em Port Melbourne.

A Toyota começou a trabalhar com a NBM no novo GR Yaris AP4 em março de 2020, utilizando tecnologia de realidade virtual para trabalhar nos conceitos de design da carroceria.

Depois disso foram elaborados os esboços iniciais dos componentes, incluindo os para-lamas dianteiros, os para-choques dianteiro e traseiro, os painéis traseiros, as telas de ventilação do capô e os espelhos, que posteriormente foram refinados ainda mais através do design digital.

A equipe da NBM construirá duas unidades do GR Yaris AP4 para a temporada 2021, para o piloto líder da TGRA, Harry Bates, e seu irmão menor Lewis Bates.

Harry e Lewis terminaram em primeiro e segundo lugares no Campeonato de Rally da Australia em 2019 e com a temporada 2020 cancelada devido ao COVID-19, Harry disse que espera ansioso o início da temporada ARC 2021 no próximo mês de março em Canberra.

Certamente a Toyota tornará públicos mais detalhes deste pequeno monstro de rallys conforme nos aproximemos de sua estreia em 2021.

Confira as Fotos