24/03/2020 - TOYOTA PREPARA SEU NOVO CAMINHÃO MOVIDO A HIDROGÊNIO COM A HINO MOTORS

A Toyota foi uma das primeiras marcas a apostar nos carros híbridos. Agora, a empresa japonesa está deixando claro que sua aposta para o futuro é a célula de combustível de hidrogênio.

Uma tecnologia que pouco a pouco está chegando ao mercado através de modelos como o Toyota Mirai e outros interessantes projetos novos que buscam mostrar e aperfeiçoar suas vantagens. Um segmento que também está vendo nesta nova tecnologia uma grande oportunidade para o futuro é o dos caminhões pesados.

A verdade é que não é a primeira vez que a Toyota leva esta tecnologia a um caminhão. Já pudemos vê-la no ano passado em um projeto junto com a Kenworth denominado Projeto Portal e que podemos ver neste vídeo. No entanto, a marca agora uniu-se à Hino Motors, a marca especializada em veículos de transporte pesado dentro do Grupo Toyota, para trabalhar conjuntamente em um novo caminhão movido à célula de combustível de hidrogênio que se aproveitará da mais moderna tecnologia destas duas marcas.

Este modelo que nascerá da base de um Hino Profia FR1AWHG - um caminhão de 25 toneladas, 12 m de comprimento, 2.5 m de largura e 3.7 m de altura - e contará com um powertrain de duas células de combustível similares às do novo Mirai e que também utilizará a tecnologia híbrida para veículos pesados da Hino.

Desta maneira, este caminhão irá dispor de um motor AC síncrono que contará com um tanque de hidrogênio de grande capacidade (70 MPa) e estas duas células irão carregando uma bateria de íons de lítio para assim garantir uma autonomia que rondará os 600 km. E tudo isso com reabastecimentos muito próximos em duração do que significa encher o tanque de combustível de um caminhão com diesel.

A Toyota busca assim oferecer sua própria alternativa a outras interessantes propostas de caminhão movido à hidrogênio, como o da Hyundai e o Nikola com o Tre, que chegará este ano à Europa.

Confira as Fotos