30/01/2020 - TROLLER TX4: NOVO UTILITÁRIO AUTOMÁTICO COM DESEMPENHO RADICAL E VISUAL EXCLUSIVO

A Troller apresentou oficialmente à imprensa o TX4, nova versão do utilitário com transmissão automática, diferencial traseiro blocante com acionamento elétrico por botão no console central e outros itens exclusivos que aumentam a sua versatilidade de uso e capacidade off-road. Com esse lançamento na linha 2020, a marca passa a oferecer pela primeira vez dois modelos em seu portfólio: o Troller T4 e o Troller TX4.

“Ouvimos os clientes, que há muito tempo pediam a opção da transmissão automática, e acrescentamos outros equipamentos de funcionalidade e estilo para criar o TX4. É um off-road radical e único, feito para ampliar o leque de consumidores da marca”, diz Demétrio Fleck, gerente de Marketing, Vendas e Serviços da Troller.  

O Troller TX4 tem um estilo marcante, com três opções de cores da carroceria: Marrom Trancoso, Verde Maragogi e Prata Geada - sempre combinadas com Azul Naval na grade dianteira, capô, teto, tampa traseira, para-choques, estribos e snorkel.

Como equipamentos adicionais, o veículo traz: snorkel; para-choques, estribos e protetores dianteiro e traseiro off-road de aço; pneus lameiros Pirelli Scorpion MTR 245/70 R17; faróis com lâmpadas superbrancas e acendimento automático; faróis auxiliares de LED Hella, de longo alcance e submersíveis; pintura e interior exclusivo; ganchos Isofix; e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes com alerta de uso para o motorista. Ele já está disponível nas concessionárias da marca, por 167.530 reais.

“Se todos esses itens fossem adquiridos separadamente, somariam em torno de 33.000 reais. Mas eles acrescentam cerca de 25.700 reais no preço final do TX4”, diz Demétrio Fleck. “É uma equação de valor que criamos para garantir a atratividade do veículo, com um conjunto versátil e exclusivo que une desempenho off-road sem concessões e conforto na cidade”.

Sua lista de equipamentos inclui teto solar duplo de vidro, lanternas traseiras de LED com vedação especial, bagageiro no teto com barras transversais ajustáveis e antena flexível e removível.

Interior personalizado

O interior do TX4 também vem com itens exclusivos. Ele tem saídas de ar na cor laranja e bancos personalizados, com costura laranja, o logotipo TX4 no encosto e forração em vinil de alta qualidade, que facilita a manutenção. Os cinco ocupantes do veículo contam com cintos de segurança de três pontos, incluindo aviso luminoso e sonoro de uso para o motorista. Há também ponto de ancoragem Isofix para cadeiras infantis.

Como o T4, sua central multimídia é a Smart Car Drive, da JBL Harman, com tela de 6.75 polegadas, conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, microfone, dois pré-amplificadores de linha e atualização de software via USB. Ar-condicionado digital dual-zone, vidros e espelhos elétricos, computador de bordo, alarme, bancos traseiros bipartidos, tomada 12 V e painel com preparação para instalação de dispositivos de navegação off-road são outros itens de conforto e conveniência a bordo.

Desempenho sem concessões

O Troller TX4 tem características que favorecem o desempenho tanto em estrada como fora de estrada. Sua transmissão automática de seis velocidades, herdada da Ranger, conta com uma calibração específica desenvolvida para otimizar a rodagem em todo tipo de terreno e principalmente no uso off-road.

Ela oferece três modos de condução: Drive, com trocas automáticas na rotação mais eficiente; Sport, com trocas em giro maior para rodagem fora de estrada; e Manual, que dá ao motorista total controle das trocas por toques na alavanca.

“A premissa para o desenvolvimento de engenharia da transmissão automática do TX4 foi manter a essência de robustez e capacidade off-road do carro, agregando conforto e conveniência”, completa Fleck. “E esse desafio foi cumprido, com um resultado que vai superar as expectativas dos Trolleiros”.

Outra novidade do Troller TX4 é o diferencial traseiro blocante (LRD). Acionado eletricamente por um botão no console, ele garante torque contínuo nas rodas mesmo em pisos escorregadios ou desnivelados para facilitar a transposição de obstáculos.  

O motor do TX4 é o conhecido Duratorq 3.2 Diesel de cinco cilindros, com potência de 200 cv e torque de 470 Nm, que também equipa o T4. Sua tração 4x4, com comando eletrônico, dispõe das opções 4x2, 4x4 High e 4x4 Low, com sistema de seleção ‘shift on the fly’ que permite o acionamento a até 120 km/h.

Desenvolvimento brasileiro

O desenvolvimento do novo Troller TX4 foi 100% feito no Brasil, pelos times de engenharia e design da marca, com apoio da estrutura de engenharia da Ford, detentora da marca desde 2007.

“As inovações do projeto incluíram o uso da metodologia ágil, desenvolvida pelo Google, que permitiu o seu desenvolvimento em tempo recorde. Usamos também ferramentas de realidade virtual e impressão 3D para a criação de protótipos funcionais desde os estágios iniciais, com a participação de Trolleiros durante as etapas de validação e desenvolvimento para garantir que o novo produto atendesse as expectativas do nosso cliente”, destaca Rafael Marzo, diretor de Transformação da Troller.

Durante o desenvolvimento o veículo foi testado em diferentes regiões do país, enfrentando condições extremas em terrenos como dunas, terra, lama, cascalho, água e erosões para as validações de desempenho e durabilidade.

A fábrica da Troller em Horizonte, no Ceará, também recebeu novos investimentos para a produção do modelo, que incluíram adaptações na área de montagem e a criação de um centro de modificação, o Mod Center, para instalação dos novos equipamentos off-road. A empresa promoveu ainda mais de 14.000 horas de treinamento para os empregados.

O processo de produção diferenciado faz parte da identidade dos utilitários Troller. Eles têm carroceria construída sobre chassi, com estrutura metálica tubular ‘space frame’ e peças de compósito especial moldadas por compressão a quente, material resistente à corrosão, fogo e impactos, que proporciona também baixo peso e excelente acabamento.

Fonte: Ford/Troller

Confira as Fotos