19/02/2021 - UM EXCLUSIVO ALFA ROMEO GIULIA SPRINT GTA 1600 CORSA ESTÁ À VENDA

Os entusiastas dos modelos clássicos sabem reconhecer que às vezes surgem ocasiões excepcionais de se adquirir um exemplar exclusivo, por raridade ou por excepcional estado de conservação. Estamos diante de um destes casos com este impecável Alfa Romeo Giulia Sprint GTA 1600 Corsa de 1969, que agora busca uma nova garagem onde descansar.

O Giulia Sprint está em perfeito estado de conservação e esteve competindo regularmente durante toda sua vida. Portanto, não se trata de uma unidade que permaneceu guardada, sem ser usada, em uma coleção privada. Está sendo vendido pela Mechatronik.

Estamos falando da versão GTA, o Gran Turismo rápido do popular Giulia, um sucesso de vendas em sua época na Itália, que chegou também a ultrapassar fronteiras. Esta sigla identificou na época os Alfa Romeo mais esportivos do catálogo do fabricante de Milão. Cabe lembrar que, há pouco tempo, a marca italiana recuperou estas siglas para os modernos Giulia GTA e GTAm.

Falando especificamente do veículo que aparece nas imagens, esse Giulia foi submetido a uma restrita dieta. Foram utilizadas janelas de plexiglas (um material mais leve que o vidro) e também se recorreu ao uso do alumínio. Depois de realizar todas as modificações necessárias, se conseguiu um peso recorde de apenas 740 quilos.

O motor a gasolina 1.6 original foi revisado a fundo pela Autodelta, o departamento esportivo da Alfa Romeo na época. O resto do chassi do carro também foi preparado para seu uso em competição, com uma transmissão com relações mais curtas e um diferencial de deslizamento limitado. O resultado foi um motor capaz de entregar 172 cv e um comportamento espetacular.

A exclusividade deste modelo vem de sua reduzida tiragem. Na verdade, só foram fabricados 501 veículos e atualmente poderia participar em qualquer rally de históricos sem nenhum tipo de problema.

Do seu histórico, sabemos que o seu primeiro proprietário foi um piloto aficionado chamado Bernd Fischer, que o conduziu em algumas provas na Alemanha. O carro foi adquirido em 1973 por Michael Heine, um entusiasta do Alfa Romeo Giulia Sprint GTA. Com ele permaneceu zelosamente guardado até o ano de 2005.

O dono seguinte foi Frank Strothe, que voltou a competir com este carro em diferentes provas de clássicos na Europa. Em 2012 mudou de mãos novamente e foi parar com Peter Praller, dono da Formula GT, uma empresa especializada no ajuste de motores para carros de corridas.

Com semelhante histórico e tratando-se de um carro tão especial, não é de estranhar que o atual proprietário esteja pedindo no carro 309.000 euros, impostos incluídos. Trata-se de um valor alto, mas como haverá muito poucos exemplares como este em bom estado, parece uma razão mais que justificada para pedir essa cifra.

Confira as Fotos