ACURA INTEGRA TYPE S HRC CONCEPT: PROTÓTIPO APRESENTA UMA NOVA LINHA DE PEÇAS DE ALTA PERFORMANCE
A Acura estreou o Integra Type S HRC Prototype, destacando uma nova potencial linha de peças de alto desempenho da Honda Racing Corporation (HRC) voltadas para rua e pista, aproveitando o conhecimento técnico e a experiência dos engenheiros de corrida da HRC. Apresentado durante a Monterey Car Week 2024, um dos maiores encontros mundiais de entusiastas de automóveis e esportes motorizados, o Acura Integra Type S HRC Prototype baseia-se nas capacidades dinâmicas do Integra mais poderoso e de melhor desempenho já feito, oferecendo um desempenho final para rua e pista que os clientes entusiastas da Acura poderão aproveitar em seus próprios Integras.
“As peças de performance HRC são um conceito emocionante focado em construir uma conexão mais forte com entusiastas da Acura e Honda ansiosos para acessar a engenharia exclusiva de corrida da HRC para aprimorar sua experiência de condução de alto desempenho”, disse Jon Ikeda, Vice-Presidente Sênior da Honda Racing Corporation EUA. “Cada especificação do Acura Integra Type S HRC Prototype grita desempenho. Tudo é funcional - se não melhora o desempenho, não está no carro”.
Liderado pela HRC US, com sede no sul da Califórnia, o desenvolvimento do Integra Type S HRC Prototype foca em melhorar todos os elementos da experiência de condução - motor, suspensão e desempenho de frenagem - junto com uma redução significativa de peso, destacando o potencial do Integra Type S e melhorando muito o desempenho na rua e na pista de corrida.
Aerodinâmica otimizada
Projetado no Acura Design Studio em Los Angeles, o estilo agressivo do Acura Integra Type S HRC Prototype é distinto e dinâmico de todos os ângulos. O modelo protótipo aplica a experiência técnica adquirida no desenvolvimento aerodinâmico do carro de corrida Integra Type S TCX para aumentar a força descendente e melhorar a estabilidade em altas velocidades. O desempenho aerodinâmico em velocidades de pista é otimizado com vários elementos aerodinâmicos funcionais, incluindo uma nova frente com um divisor dianteiro maior e dutos de resfriamento, maiores aberturas no capô, divisores laterais e um aerofólio traseiro de fibra de carbono ajustável e com suportes de alumínio.
A carroceria visualmente intensa do protótipo é finalizada em uma marcante pintura Indy Yellow Pearl, uma cor que estreou no supercarro NSX de segunda geração. Emblemas HRC de alumínio personalizados, fresados no capô, para-lamas dianteiros e tampa do porta-malas fazem uma declaração ousada, apresentando o mesmo logotipo visto em máquinas de corrida vencedoras da Honda e Acura na IndyCar, IMSA e Fórmula 1.
Redução de peso
Para melhorar o desempenho geral, o Acura Integra Type S HRC Prototype utiliza extensivamente componentes de fibra de carbono para reduzir o peso, incluindo o capô, painéis traseiros das portas e assentos Recaro de peça única com reforço agressivo. O banco traseiro foi substituído por uma engenhosa prateleira de carbono projetada para fornecer aos entusiastas de pilotagem hardcore um transporte seguro de quatro rodas montadas e pneus para dias de pista.
Juntamente com a opção de remoção do ar-condicionado, o peso total é reduzido em mais de 90 quilos em comparação com o Integra Type S.
Melhor desempenho de motor e condução
A potência, resposta e desempenho de resfriamento do motor VTEC turboalimentado de 2.0 litros de alta rotação são melhorados com um intercooler maior, dois radiadores de óleo e um sistema de escape cat-back leve e ajustado, todos desenvolvidos para o carro de corrida Acura Integra Type S HRC TCX.
A condução é otimizada com uma suspensão preparada para pista rebaixada (15 mm) com coilovers ajustados, barra estabilizadora traseira ajustável e placas de cambagem dianteiras e traseiras ajustáveis, semelhante ao carro de corrida Acura Integra Type S HRC TCX. Rodas forjadas leves de 19 x 9.5 polegadas com maior offset negativo aumentam a largura das bitolas dianteira e traseira em 30 mm. Isso não apenas melhora a condução, mas dá ao protótipo uma postura especialmente agressiva.
Para maximizar a aderência, as rodas de desempenho são calçadas com pneus de alta performance Pirelli P Zero Trofeo R (265/30 ZR19) prontos para pista, com classificação de desgaste de 60.
Para um desempenho excepcional de frenagem, o Acura Integra Type S HRC Prototype emprega enormes discos dianteiros de 15 polegadas em duas peças (1.4 polegadas a mais em comparação com o Integra padrão) e pinças de alumínio Brembo de 6 pistões. Os discos traseiros de duas peças foram aplicados para reduzir ainda mais o peso não suspenso. Dutos maiores na parte dianteira melhoram o desempenho de resfriamento dos freios, direcionando mais ar para os discos dianteiros.
Para ajudar a reforçar o chassi e fornecer um local de fixação para cintos multiponto, a divisória traseira é reforçada com um robusto X-Brace, que foi finalizado na mesma pintura marcante Indy Yellow Pearl do exterior. A experiência premium de desempenho no interior é aprimorada ainda mais com Alcantara preto e cintos de segurança, costura e acabamento amarelos combinando.
Honda Racing Corporation USA (HRC US)
A HRC US lidera todos os programas de corrida de alto desempenho da Honda e Acura na América do Norte, incluindo programas de corrida de ponta na IndyCar e carros esportivos IMSA, além de programas de corrida comerciais e contribuindo para o programa de Fórmula 1 da empresa. Em 2026, a HRC fará parceria com a equipe Aston Martin Aramco F1 como fornecedora oficial de motores. Com três corridas de F1 agora nos EUA (Austin, Miami, Las Vegas), a HRC USA estará envolvida no desenvolvimento da unidade de potência da Fórmula 1 e no suporte às corridas a partir de 2026.
A HRC foi estabelecida no Japão em 1982 como o braço de corridas de motocicletas da Honda, senndo reconhecida por mais de 40 anos de herança em corridas de campeonato em categorias globais de corridas de ponta, como WGP/MotoGP, Superbike, Motocross, World Trial e o rally Paris Dakar. Em 2022, a HRC adicionou corridas de automóveis, incluindo o programa da Honda na F1, às suas responsabilidades.