NEXTEV NIO EP9 É O CARRO ELÉTRICO MAIS RÁPIDO DO MUNDO
O esportivo elétrico mais rápido do mundo vem da China: o NextEV NIO EP9. Em outubro de 2016, o bólido marcava um recorde na volta mais rápida de Nürburgring (veja aqui), agora é também o carro mais rápido a realizar uma volta em modo autônomo no Circuit of the Americas (COTA), em Austin, no Texas (EUA). E mais, o NextEV NIO EP9 foi também o carro elétrico más rápido, com um condutor ao volante.
Para demonstrar sua tecnologia, o carro autônomo foi enviado ao circuito de F1 texano, onde conseguiu terminar uma volta em somente 2 minutos e 40.33 segundos. Nesse tempo, sua velocidade máxima foi de 257 km/h. Isso foi conseguido no modo autônomo, quando um piloto tomou o comando, completou a volta em 2 minutos e 11,30 segundos, mas a velocidade máxima alcançada foi menor, 237 km/h.
É claro que para conseguir esses recordes o NextEV NIO EP9 necessita de um sistema propulsor escandaloso. Conta com quatro motores, que são geridos por quatro transmissões individuais, dessa forma, o total de potência produzida por esse veículo é de 1.360 cv. Para acelerar de 0 a 200 km/h, necessita somente de 7,1 segundos, e atinge uma velocidade máxima de 313 km/h.
O NextEV NIO EP9 conta com um difusor traseiro, um splitter dianteiro regulável para gerar carga aerodinâmica em curva, um aerofólio traseiro ativo com três posições (park, low drag e highforce down) e rodas com inserções de fibra de carbono com medidas de 19 polegadas na dianteira e 21 na traseira. No total, o NIO EP9 pode gerar 24.000 Newtons de carga aerodinâmica, o que se traduz no dobro de um Fórmula 1.
Como dizíamos antes, o NIO EP9 conta com quatro motores de alto rendimento e quatro transmissões individuais, que oferecem um total de 1 Megawatt de potência, o que significa 1.360 cv. Seu trem de potência elétrico total de 777 V também produz um torque máximo instantâneo de 1.480 Nm no motor e 6.334 Nm de torque nas rodas em uma faixa de rotações que contempla de 0 a 7.500 rpm.
O carro é capaz de alcançar os 100 km/h em 2,7 segundos, os 200 km/h em 7,1 segundos e sua velocidade máxima é de 313 km/h, a qual atinge em pouco mais de 16 segundos. Lembrando que a Tesla, considerado o maior fabricante de veículos elétricos do mundo, não permite que seus carros alcancem a mesma velocidade máxima, mas o Tesla Model S P100D acelera de 0 a 100 km/h em 2,4 segundos com a última atualização.