23/09/2019 - AMAZON ADQUIRE 100.000 FURGÕES ELÉTRICOS DA RIVIAN

Jeff Bezos, CEO da Amazon, anunciou um importante investimento destinado à frota de veículos de entregas da empresa americana de comercio eletrônico e serviços na nuvem. Como parte do seu plano de tornar-se uma empresa com o objetivo de emissões zero até o ano de 2024, anunciou a aquisição de 100.000 furgões elétricos da Rivian.

Os primeiros destes furgões elétricos estarão disponíveis para entrar em ação em 2021. A renovação de sua frota de veículos de entrega é uma das medidas que a Amazon está realizando. Em 2024 estará completa a entrega dos 100.000 furgões procedentes da Rivian, que serão pertinentemente adaptados às necessidades da empresa tecnológica.

Estes furgões serão baseados na mesma plataforma que sustenta tanto o Rivian R1S (SUV) como o Rivian R1T (Pick-up). Cabe destacar que a Amazon é uma das empresas que liderou a última rodada de financiamento da Rivian. Outro fabricante de automóveis, a Ford, também decidiu investir nesta jovem marca de carros para beneficiar-se de toda a tecnologia desenvolvida.

A verdade é que se trata de um pedido enorme para qualquer empresa, e em especial para a Rivian, que contará com uma capacidade de produção um tanto limitada se comparada com outros fabricantes. É por isso que deu um prazo de entrega de vários anos. Lembrando que atualmente não está disponível nenhum modelo da Rivian. Tanto o R1S como o R1T já podem ser pré-reservados.

Um porta-voz da Rivian assegurou que, uma vez estejam operativos os 100.000 furgões elétricos, a Amazon economizará 4 milhões de toneladas métricas de CO2 ao ano. Por enquanto se desconhecem os termos do acordo a nível econômico, mas certamente que ambas as partes se beneficiaram do mesmo. Curioso é a Amazon ter optado por uma marca que hoje em dia não vende nenhum carro para adquirir tal quantidade de veículos comerciais no lugar de apostar por outra empresa que já tenha em sua linha um furgão elétrico.

Confira as Fotos