1914 - PEUGEOT L45 GRAND PRIX TWO-SEATER

O Peugeot que aparece nas imagens, provavelmente seja o modelo da marca francesa mais caro da história. Trata-se de um Peugeot L45 Grand Prix Two-Seater de 1914 que foi vendido em um leilão por nada mais e nada menos que 7.26 milhões de dólares.
Quando recebeu este Peugeot L45 Grand Prix Two-Seater de 1914, a casa de leilões Bonhams Auction de Los Angeles sabia que iria ganhar dinheiro com sua venda, mas certamente que não imaginava quanto.
Uma história acompanha este Peugeot. Durante grande parte do século passado, se pensava que era a unidade que havia sido pilotada por Dario Resta quando conseguiu a vitória nas 500 milhas de Indianapolis de 1916. Mas não. Recentemente foi confirmado que realmente houve um importante piloto ao volante do carro, mas que não havia sido Dario Resta, mas Ralph Mulford, que na mesma corrida terminou em terceiro lugar.
Durante grande parte da década de 1900, os fabricantes de automóveis franceses dominaram o cenário do automobilismo e em 1913, Jules Goux conquistou a vitória na corrida de resistência de Indianapolis em um carro similar.
Curiosamente, este L45 Grand Prix de dois lugares competiu com um motor de 3.0 litros em 1916, mas logo foi equipado com um motor de 4.5 litros e quatro cilindros com eixo comando de válvulas duplo, quatro válvulas por cilindro e 112 cv a 2.800 rpm. O carro também conta com freios a tambor mecânicos nas quatro rodas e suspensão de molas semielípticas.
Um fator significativo no preço alcançado no leilão do veículo é que se trata do chassi número 1.