2015 - YAMAHA MOTIV.E

A Yamaha deixará de ter ligação com as quatro rodas apenas pelo lado da engenharia ao apresentar o seu primeiro automóvel. O segredo andava bem guardado, mas o Yamaha Motiv.e parece que vai mesmo entrar em produção, sendo o primeiro automóvel da história da Yamaha.
O projeto por trás do Motiv.e, que foi mostrado em 2013, é fartamente conhecido, pois se baseia nas ideias de Gordon Murray, o ex-projetista de F1 nascido na África do Sul que desenvolveu o T33, um carro urbano movido a eletricidade.
A informação foi dada pelo site japonês Akihabara, tendo como base algumas fontes da empresa japonesa. Assim, tudo indica que a Yamaha vai lançar um urbano puro, sofisticado, com um estilo agradável e que terá como grande rival o Smart ForTwo, além dos outros modelos que estão no segmento A.
Tecnicamente, o Motiv.e destaca a célula de sobrevivência iStream, um módulo em aço resistente mas flexível, que funciona como um verdadeiro esqueleto para proteger os ocupantes. Naturalmente que a rigidez auxiliará o comportamento.
O Motiv.e terá uma carroceria em material compósito e tem um peso final de 730 kg, número que inclui as baterias de íons de lítio (de 8,8 kWh) que alimentam um motor elétrico com 34 cv. Em termos de performances, acelera dos 0 aos 100 km/h em 15 segundos e chega aos 105 km/h, tendo uma autonomia declarada de 160 km.
O Motiv.e tem a capacidade de recarregar as baterias em apenas 3 horas, mas poderá reduzir esse tempo para 1 hora caso se opte pelo carregamento rápido em tomada industrial.
No interior, há lugar para duas pessoas, suspensão independente nos dois eixos e com 2,69 metros de comprimento, pode receber ajustes no motor para ser vendido no Japão como “kei car”. A largura é de 1,47 metros e a altura de 1,48 metros.