2014 - VOLKSWAGEN GOLF GTI WOLFSBURG EDITION
Desde 2008 que a Volkswagen oferece aos seus estagiários a oportunidade de desenvolverem a sua experiência através de projetos como este Golf GTI. Como diz o chefe do programa de treinamento Heiko Gintz, “este projeto oferece aos nossos estagiários a melhor oportunidade de se beneficiar do conhecimento dos nossos colegas mais experientes”. O Golf GTI Wolfsburg Edition marca a sétima criação deste projeto e foi apresentado em Wörthersee.
Apresentando o carro diante de mais de 200 mil pessoas, o grupo de quatro moças e oito rapazes mostrou o carro que foi planejado, testado e implementado praticamente só por eles ao longo dos últimos nove meses. O motor 2.0 TSI do Golf GTI de série foi alterado, passando a debitar 380 cv. O som do motor pode ser regulado graças a uma válvula de vácuo acoplada a uma caixa-de-ar em carbono e ao sistema de escape em aço inoxidável, soldado à mão.
Pelo lado do design, os criadores decidiram seguir tons em vermelho e preto. O carro todo pintado à mão, carrega listas em preto com alguns detalhes também criados à mão. As riscas laterais remetem para a primeira geração do Golf GTI, que saiu das linhas de produção pela primeira vez em 1976. A paisagem de Wolfsburg, presente na base das portas, enquadra oito marcas paisagísticas da localidade onde está sediada a Volkswagen.
Todas as novas tecnologias foram aproveitadas pelos estagiários e o sistema de som do carro não foi esquecido para o festival de Wörthersee, com um sistema de 2170 W espalhado por 11 colunas interiores e um amplificador monobloco no porta-malas. Também está presente uma tela LED-LCD de 24 polegadas ligada a um Playstation.