1961 - ABARTH 2200 ALLEMANO COUPE

Carlo Abarth tinha muitos projetos em mente, entre os quais estava a fabricação de uma linha de elegantes automóveis que pudessem competir com os belos modelos britânicos da Aston Martin e Jaguar, tanto por imagem como por desempenho, pois ele queria que eles tivessem aquele toque apimentado que fazia parte de suas criações e que pouco a pouco começava a se alastrar entre os aficionados das quatro rodas.
Dessas propostas nasceram vários automóveis, como o 2200 Coupe, que foi montado em Turin pelo encarroçador Allemano. No total foram criadas 28 unidades. A que acaba de ser colocada à venda tem o chassi 038118 e foi uma encomenda do empresário Tony Crook, proprietário de um concessionário Abarth no Reino Unido. Por isso mesmo, tem o volante à direita, o único 2200 Coupe by Allemano dos 28 que foram fabricados, de modo que se converte em um autêntico one-off.
Embora o preço de venda em sua época fosse muito caro para os britânicos, o carro finalmente foi adquirido por William Victor Rowe de Rye, cujo nome aparece nos papéis do carro, onde aparece que a primeira matrícula data de 7 de setembro de 1961.
Em 1990, este 2200 Coupe passou para as mãos de Chris Knapman, da Collectors Car Books. Knapman quis restaurá-lo como um projeto pessoal, mas teve dificuldades financeiras e o colocou à venda. O terceiro proprietário que aparece é a empresa Scheldt & Pettet, que se desfez dele em 2004 para ser adquirido por seu atual proprietário, Daniele Turrisi.
Turrisi agora decidiu dar-lhe uma nova vida e anuncia que o vende por 115.000 euros. Nesse preço está incluído o carro, um completo arquivo fotográfico dos trabalhos de restauração realizados nos 60 anos que tem este Abarth, um catálogo original, uma cópia do registro e várias revistas da década de 60 nas quais se fazia referência a este 2200 Coupe.