1959 - ABARTH 750 RECORD MONZA ZAGATO

De todos os carros construídos por Carlo Abarth, um dos mais famosos é, sem dúvida, o Abarth 750 Record Monza encarroçado por Zagato. Um carro capaz de superar a barreira dos 200 km/h na pista de Brianza (daí o nome de Monza) apesar de seu pequeno motor de 750 cm3.
O clássico que aparece nas imagens foi vendido há alguns dias por 230.000 dólares. Trata-se de um carro completamente restaurado, que traz à tona todo o encanto dos pequenos veículos da marca do escorpião.
Modelos que se tornaram famosos em sua época pela capacidade de bater outros automóveis mais potentes, apesar de seus motores de menor cilindrada. Assim nasceu a lenda Abarth, que ainda perdura atualmente.
Este Abarth Record Monza Zagato de 1959 é impulsionado por um motor com duplo comando de válvulas que faz parte do seu nome. Foi comprado em 2010 e foi submetido a uma restauração completa. Começou pela carroceria, repintada em azul Racing francês, chegando até a parte mecânica, e passando obviamente pelo interior.
Também foram incluídos emblemas da Zagato por várias zonas, painéis de plexiglas nas janelas laterais e traseiras, para-choques de alumínio e molduras deste mesmo material nos faróis e nas saias laterais.
O ponto de partida do Record Monza Zagato foi o Fiat 600. As bases do carro continuam, mas sua forma exterior foi remodelada pelo encarroçador de Milão. O motor de pouco mais de 600 cm3 foi completamente retocado pela Abarth, até o ponto de que a cilindrada final aumentou até os 750 cm3, graças ao aumento do curso e do diâmetro interno.
Com relação ao carro que acaba de ser vendido, conta com um motor reconstruído a partir do zero, equipado com carburadores Weber 36 DCL 4 de duplo corpo, tampas do eixo comando de magnésio e um radiador adaptado, assim como o inconfundível sistema de escape Abarth.
A transmissão de 4 velocidades se encarregava de aproveitar todo o potencial em um veículo que pesava apenas 540 quilos. Sua história em competições não é menos impressionante, com vitórias como as 12 Horas de Sebring de 1959, por exemplo.