2021 - ACM CITY ONE

O novo ACM City One é fruto de quase uma década de trabalho. A jovem empresa alemã Adaptive City Mobility, conhecida popularmente como ACM, está pronta para iniciar a fabricação do seu novo e pitoresco veículo elétrico. O novo City One, além de seu aspecto marcante, se caracteriza por contar com um sistema de intercâmbio de baterias que lembra o utilizado por determinadas motos elétricas.
A ACM estabeleceu várias premissas na hora de enfrentar o desenvolvimento com o objetivo de dar vida a um veículo de massas. Logicamente, o preço de venda será um fator determinante. No entanto, após estabelecer um acordo com a Magna International, a empresa cujo quartel general encontra-se em Munich, espera fixar um preço baixo e que, portanto, seja acessível. Especula-se com a possibilidade de que ronde entre 10.000 e 15.000 euros em função da configuração.
Além de pensar que o novo City One possa ajudar a impulsionar a massificação do carro elétrico no canal privado, a ACM prevê que o grosso de suas vendas proceda do mercado de frotas, empresas de taxi e leasing. Além disso, foi colocado como ponto de mira Ásia e África como dois dos mercados principais. Nesse aspecto, a Europa passaria a um segundo plano.
A versão destinada ao transporte de passageiros permitirá acomodar em seu interior até cinco ocupantes. Também haverá uma versão comercial com apenas dois lugares e uma ampla zona de carga que abrigará um volume de até 1.450 litros.
Uma das características principais do City One é, em dúvida, o seu sistema de troca de baterias. A possibilidade de retirar cada uma das quatro baterias que pode equipar e transportá-la para casa para recarregá-la em uma tomada doméstica ajuda a reduzir, em certa medida, a preocupação que gera não poder encontrar um ponto de recarga público que esteja operativo.
Cada uma das quatro baterias tem uma capacidade de 2.5 kWh perfazendo um total de 10 kWh. A troca da bateria do modelo elétrico da ACM é realizada em apenas três minutos.
A versão de produção em série do ACM City One será apresentada no próximo mês de setembro no âmbito do Salão de Munich 2021.