2020 - AIWAYS U5
O novo Aiways U5 já está rodando pelas estradas da Córsega como parte de um programa piloto e em breve fará isso também no mercado alemão, já que a partir de setembro estarão disponíveis nos concessionários daquele país. Trata-se de um veículo chinês que é 100% elétrico e conta com uma relação custo-benefício favorável.
No mercado europeu o Aiways U5 está equipado com um motor elétrico que gera 190 cv e 315 Nm de torque máximo, surgindo acoplado a uma transmissão automática, e com um sistema de tração simples ao eixo dianteiro. A bateria de íons de lítio conta com 63 kWh de capacidade que lhe dão uma autonomia de 410 km.
De acordo com os dados fornecidos pela marca, este modelo admite uma carga rápida de até 90 kW. Por exemplo, pode passar de 30 a 80% em 27 minutos, o que permitirá ganhar cerca de 200 km em menos de meia hora. A linha inicial estará disponível em apenas três cores: azul elétrico, branco e beringela.
A oferta inicial é formada por dois níveis de acabamento: STD e Premium. Todos contam com faróis LED, climatizador automático, rodas de liga leve, sistema multimídia com tela táctil, instrumentação digital, sensores de estacionamento, sensor de chuva, pacote elétrico, USB, Bluetooth, espelho interior fotossensível, alerta de mudança de faixa, etc.
Também estão disponíveis no Aiways U5 o alerta de ângulo morto, leitor de sinais de trânsito, estofamento em couro, teto solar panorâmico, bancos elétricos e térmicos, aviso pré-colisão, frenagem automática na cidade, câmera 360º, navegador integrado, carregador de dispositivos móveis por indução, etc.
Os preços na Alemanha foram fixados em 37.990 euros para a versão STD e 40.990 euros para a Premium. Estas tarifas não incluem descontos nem ajudas, já que na versão de acesso pode ser solicitado o incentivo governamental máximo (9.480 euros), situando o preço de entrada em atrativos 28.510 euros.