2019 - ALFA ROMEO 4C ZEUS I BY POGEA RACING

Entre os preparadores que ousaram com o Alfa Romeo 4C, sem dúvidas a Pogea Racing é um dos mais destacados, sobretudo porque fez isso três vezes. Primeiro ofereceram o Centurion, depois o selvagem Nemesis e em 2019 chegou uma terceira entrega sob a denominação Zeus, uma versão na qual os alemães deixaram seu toque particular em todos os cantos do carro e que depois de uma primeira versão que chegou no início do ano, chega agora uma atualização com um aspecto mais chamativo e ainda mais potente.
A carroceria do Zeus que se mantém sem mudanças em relação ao modelo do começo do ano mostra certas diferenças quanto ao 4C original, já que se buscou melhorar a aerodinâmica, otimizando o fluxo de ar através de aerofólios e entradas de ar que também contribuem para melhorar a refrigeração. Tudo isso se traduz em uma carroceria com um aspecto mais agressivo graças a novos defletores e spoiler dianteiro, além de uma grade frontal maior, acompanhada nesta ocasião por uma nova cor Petrol Volturi Pearl desenvolvida com a Glasurit, que se mostra tão elegante como chamativa.
A isto se soma a complexa cobertura do motor Scoop, já vista no Centurion e que oferece uma maior refrigeração, e o generoso aerofólio traseiro. Estes elementos em construção ultraleve de carbono permitem também economizar cerca de 100 kg de peso em relação ao modelo de série, algo impressionante considerando que estamos falando de um carro realmente leve.
E se na parte estética, aerodinâmica e de peso fizeram bem o seu trabalho, não poderiam esquecer do motor, e aqui a Pogea Racing também trouxe melhorias para o Zeus. Às modificações nos turbo compressores de série, na bomba de alta pressão e nos injetores, se somam novos componentes de alto rendimento. Também foram incluídos discos de embreagem cerâmicos e um sistema de escape de válvulas MONSTERexhaust, para um som à altura de sua estética. Com estas novidades e a otimização da gestão do motor e transmissão, o desempenho deste Zeus sobe até os 355 cv de potência e 465 Nm de torque que se traduzem em uma aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 3.4 segundos, baixando em mais de um segundo as cifras do modelo de série, além de alcançar os 304 km/h de velocidade máxima.
Complementando este aumento de potência o chassi também foi adaptado a estes novos números. Especialmente com uma suspensão esportiva regulável Pogea Racing V23 da KW, que permite nivelar tração, pressão e dureza, além de baixar o centro de gravidade do carro em até 50 mm. O toque final é dado pelas rodas de liga leve POGEA feitas na medida de 17 a 26 polegadas e disponíveis em seis desenhos distintos, sendo calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 4S
O interior se destaca também por uma nova combinação das cores turquesa e preto em um estofamento de couro de alta qualidade da marca americana Moore and Giles, além de Alcantara nos bancos esportivos de novo desenho, no centro do volante e no painel, com a presença também de elementos em fibra de carbono. Um interior esportivo ao qual também foi incorporado um sistema de som Premium, controle da câmera de visão traseira através da tela TFT e o sistema HLS para regular a altura.
Como nos casos anteriores, este Pogea Racing Zeus será um exemplar realmente exclusivo, com apenas 10 unidades criadas, quatro das quais de fato já foram vendidas a um preço de 50.100 euros, mas o Alfa Romeo 4C base não está incluído no preço.