1964 - ALFA ROMEO GIULIA TI SUPER QV
Há poucos dias, um Alfa Romeo Giulia de 1964 foi vendido em um leilão online organizado pela RM Sotheby’s. Tratava-se de um modelo original, totalmente restaurado, que alcançou o valor de 160.000 euros.
O Giulia foi lançado em 1962 com um motor de 1.570 cm3, mas o modelo que foi leiloado é a versão ‘TI Super’ de 1964, diretamente inspirada na competição. Só foram fabricados 501 exemplares, que nasceram nas oficinas da marca italiana.
Devido ao seu DNA, a maioria dos proprietários de um TI Super transformavam o modelo em um carro de corridas. Portanto, é muito raro surgir um exemplar de produção.
Graças ao sucesso nas competições automobilísticas que a Alfa Romeo participou nos anos 60, a marca italiana decidiu desenvolver uma versão especial do Giulia, o TI Super, que se tornaria um de seus modelos mais cobiçados.
A diferença entre ambos os veículos era de 90 kg, o que favorecia o TI Super, graças ao uso de alumínio no capô, na tampa do porta-malas e nas portas, e de plexiglas no vidro traseiro. A instalação de novos carburadores elevou a potência do motor a gasolina de 1.6 litros para 112 cv.
Apesar de sua pequena cilindrada, o Giulia TI Super conseguiu excelentes resultados nos circuitos. Por exemplo, o primeiro lugar na categoria GT de 2.0 litros no Tour de France de 1963, e um quarto lugar nas 6 Horas de Nürburgring de 1963. Este Alfa Romeo também venceu em outros eventos menos famosos.
O modelo leiloado foi emplacado como novo em Milão em 1964, antes de ser licenciado novamente a 70 quilômetros, na cidade de Piacenza. Em 2007, este Giulia foi exportado à Holanda, onde permaneceu durante nove anos. Em 2016, voltou à Itália para uma restauração completa.
No total, o processo de ‘rejuvenescimento’ do carro chegou a cerca de 12.000 euros. Assim, se conseguiu devolver o Alfa Romeo ao seu antigo esplendor. Entre os inúmeros elementos novos instalados havia os braços de suspensão, o sistema de freios e vários componentes do motor de 4 cilindros em linha.