1991 - ALFA ROMEO SZ COUPE

Em um novo capítulo de nossas habituais ‘visitas’ às famosas casas de leilões, acabamos de encontrar um modelo clássico italiano que conseguiu captar nossa atenção, por vários motivos, não só os estéticos.
Trata-se de um Alfa Romeo SZ, um dos modelos mais cobiçados da marca italiana, do qual só foram fabricados 1.036 exemplares entre os anos de 1989 e 1991. O veículo nasceu da colaboração com o encarroçador Zagato.
Falamos de uma versão coupe com apenas 1.300 quilômetros rodados, que foi vendido pela casa de leilões Bonhams no evento The Zoute Sale, no último dia 10 de outubro na Bélgica, por 93.150 euros.
Apresentado no Salão de Genebra de 1989, o SZ (siglas de Sprint Zagato) era o resultado de uma colaboração com o encarroçador milanês, que já havia produzido uma série de modelos para Alfa Romeo nos anos 50 e 60 do século passado.
No projeto participaram os departamentos de design da Alfa Romeo e Fiat. O designer Robert Opron foi o encarregado de realizar os esboços iniciais, enquanto que Antonio Castellana foi o encarregado do interior e os detalhes de acabamento.
Conhecido como ES 30 (acrônimo de Experimental Sports 3.0 litre), mas também conhecido pelo apelido de ‘Il Mostro’ (o monstro), foi construído com uma carroceria de material termoplástico Modar, produzido pela Carplast (Itália) e Stratime (França).
O motor e o chassi derivam do Alfa Romeo 75 Turbo IMSA e adotam uma disposição ‘transaxle’, com a transmissão instalada na parte traseira, com um esquema ‘De Dion’ na parte posterior. Debaixo do capô se encontrava o histórico motor 3.0 V6 Busso com 12 válvulas, que desenvolvia 210 cv. Precisava de apenas 7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e alcançava uma velocidade máxima de 245 km/h.
A suspensão foi projetada por Giorgio Pianta, engenheiro, antigo piloto e chefe de equipe das escuderias do Grupo Fiat, com a introdução de silentblocks de teflon, para reduzir o balanço, além de melhorar a condução em terrenos irregulares e nas mudanças de direção. Os amortecedores hidráulicos eram ajustáveis para variar a distância do solo e os freios derivados do 75 Turbo Evoluzione não contavam com ABS.
O Alfa Romeo SZ que aparece nas imagens, foi adquirido como novo na Itália e emplacado pela primeira vez em 1991. Atualmente, se encontra em um estado quase de fábrica, tanto na carroceria como no interior, tendo rodado apenas 1.300 quilômetros.
Por último, falamos de um modelo raro, muito apreciado pelos colecionadores da marca, cujo valor se vê reforçado por outros elementos, como um conjunto de manuais do proprietário originais e documentos de licenciamento italianos.