1969 - ALFA ROMEO TIPO 33/3 SPORTS RACER

Tipo 33 é uma denominação lendária na Alfa Romeo. Criado em conjunto com a Autodelta em 1965, o modelo evoluiu nos anos seguintes, adaptando sua carroceria e seu motor às competições em que participava.
Além de uma tripla vitória na categoria de 2.0 litros nas 24 Horas de Daytona de 1968, um dos momentos mais emblemáticos do modelo foi sua participação nas 24 Horas de Le Mans de 1970. O carro de número 35 dessa corrida será leiloado pela RM Sotheby’s em Monte Carlo, no próximo dia 14 de maio.
O número ‘3’ de 33/3 representa a cilindrada do Alfa Romeo, que com este modelo passou de 2.0 para 3.0 litros. O motor V8 montado em posição central era capaz de alcançar entre 400 e 440 cv e uma velocidade máxima de 310 km/h, graças a um peso de apenas 700 quilos.
A Alfa Romeo chegou à edição de 1970 das 24 Horas de Le Mans com ambiciosos esportivos objetivos, como demonstra o alinhamento da marca italiana para a prova de resistência, ao posicionar quatro modelos na largada.
No total, saíram o nº 35 de Nanni Galli e Rolf Stommelen, o nº 36 de De Adamich e Courage, o nº 37 de Hezemans e Gregory, e o nº 38 de Zeccoli e Facetti. Galli e Stommelen se mantiveram na segunda posição durante a maior parte da corrida antes de abandonar por um problema técnico.
O carro número 35 é a estrela do leilão da RM Sothebys. Reconhecido como autêntico pelo próprio Nanni Galli, este Alfa Romeo também apareceu em várias tomadas do filme ‘Le Mans’, de Steve McQueen.
Após deixar o mundo das corridas e do cinema, o Tipo 33/3 mudou de mãos com quatro proprietários diferentes. Um deles utilizou o carro inclusive em algumas competições de carros históricos, como mostra o segundo vídeo abaixo.
O carro está em excelente estado de conservação, entre outras coisas porque recebeu manutenções avaliadas em mais de 800.000 euros, incluindo várias reparações ao longo dos anos. Segundo a casa de leilões, quem quiser adquirir este Alfa Romeo terá que desembolsar no mínimo entre 1.7 e 2.1 milhões de euros, de acordo com os avaliadores da Sotheby’s.