2023 - ALFA ROMEO TONALE HYBRID CARABINIERI
A força policial italiana dos Carabinieri acaba de receber para a sua frota, 400 exemplares de um SUV híbrido de fabricação nacional, o Alfa Romeo Tonale Hybrid, que é produzido em Pomigliano d’Arco, Nápoles.
A Alfa Romeo, marca italiana que faz parte do grupo Stellantis, entregará em breve 400 unidades do seu novo SUV híbrido ao corpo policial dos Carabinieri, entre este mês de julho e final do próximo ano de 2024, que se somarão às unidades móveis que operam por todo o país.
Assim, os 400 carros exibirão a habitual decoração desta divisão, com carroceria em azul marinho, estreitas faixas em tom vermelho e o teto branco, além das inscrições ‘Carabinieri’ e as luzes de emergência instaladas no teto.
Cabe lembrar que o Tonale híbrido combina um motor a gasolina de 1.5 litros e 4 cilindros com um propulsor elétrico que é capaz de mover o carro em baixa velocidade. O modelo oferece 160 cv de potência e equipa uma transmissão TCT de dupla embreagem e 7 velocidades.
No caso destes Tonale da polícia, a própria Alfa Romeo modificou o habitáculo para que disponha de maior espaço para os agentes e para todo o equipamento policial, como as armas e os jalecos antibalas, por exemplo.
Segundo a marca, estes carros também contam com blindagem parcial para proteger os seus ocupantes (embora não se tenha detalhes), além de uma parte traseira habilitada para o transporte de detidos, e contam com uma sirene com dois tons diferentes.
A relação entre Alfa Romeo e os Carabinieri remonta a décadas atrás, já que foi em 1951 quando a marca entregou seu primeiro veículo a este corpo policial, concretamente os 1900 M ‘Matta’, aos quais depois seguiu o clássico Giulia, na década de 1960.
Posteriormente, muitos outros carros do catálogo da Alfa Romeo estiveram a serviço dos Carabinieri, como o Alfetta, o Alfa Romeo 90, o Alfa Romeo 155 e alguns outros, como o Alfa Romeo Giulia moderno, incluindo alguns exemplares da versão QV de 510 cv.