2021 - ALPHA ACE JAX

No último mês de dezembro foi apresentado o “veículo elétrico urbano por excelência para transformar a mobilidade com zero emissões”, ou seja, o ACE Coupe. Trata-se de um compacto ecológico de estilo retro, obra da Alpha Motor Corporation, uma empresa com sede na Califórnia, nascido para divulgar uma marca que pretende ganhar seu espaço no mercado dos automóveis elétricos. Não sabemos se terão sucesso, mas certamente estão surpreendendo muito bem.
Dizemos isso porque a AMC não se conformou somente com a apresentação deste veículo de linhas retro e futuristas, já que há apenas algumas semanas anunciou a chegada de uma versão melhorada e orientada a todos aqueles que buscam um plus de desempenho e eficácia. Trata-se do Performance Edition, ou seja, um pequeno e agradável automóvel ecológico com uma configuração de dois motores e tração total, capaz de alcançar os 100 km/h em menos de 5 segundos, com uma velocidade máxima de 200 km/h e uma autonomia de 354 quilômetros.
Agora, o fabricante americano voltou à ação com a terceira versão do seu ACE Coupe, projetada para os entusiastas da condução off-road. O JAX que aparece nas imagens apresenta alguns traços característicos para poder diferenciar-se de seus irmãos, utilizando a mesma arquitetura que a citada versão Performance e combinando “desempenho versátil em todas as estradas, confiabilidade e potência limpa”.
O Alpha JAX - que na realidade significa ‘Junior All-Terrain Crossover’ - conta com uma carroceria pintada na cor verde em sua grande parte, pois o marrom também tem espaço para oferecer uma nota de contraste. A parte frontal recebe um para-choque metálico que surge acompanhado de luzes de alta intensidade, além de proteções inferiores, enquanto que na lateral surgem arcos de roda alargados, apoios para os pés e pneus off-road. Com relação à traseira, também surge um para-choque específico. Tudo isso se complementa com um bagageiro e quatro luzes auxiliares no teto.
A empresa fez algumas alterações na suspensão para assim elevar a distância livre em relação ao solo do JAX, que agora mede 1.63 m de altura, enquanto que seu comprimento é de 4,56 m e a largura, de 1.93 m. Esta versão conta com versões de tração dianteira e integral, capacidade para quatro pessoas, é capaz de rebocar até 839 quilos e acelera de 0 a 100 km/h em 6.5 segundos. A encarregada de alimentar os motores elétricos é uma bateria de íons de lítio de 75 kWh de capacidade, que garante uma autonomia de 400 quilômetros.
Espera-se que as três versões do ACE Coupe aterrissem nos concessionários em 2023, com esta última sendo mais cara que as demais, já que seu preço partirá dos 38.000 dólares. Veremos se a AMC volta a surpreender mais adiante com um novo produto.