2021 - ALVERI FALCO
A maior parte dos principais fabricantes de automóveis já mostrou seus planos de futuro com relação à mobilidade sustentável e em suas agendas se contempla um horizonte onde os motores a combustão tradicionais parecem não ter mais lugar. A aposta pelos veículos elétricos fez com que empresas pouco conhecidas se atrevessem a dar um passo adiante e mostrassem ao mundo seus primeiros automóveis alimentados por baterias, como é o caso da startup austríaca Alveri.
Estamos falando de uma empresa que se destaca por oferecer serviços para tudo o que está relacionado com a mobilidade elétrica, híbrida e de hidrogênio, para veículos de diferentes marcas e até soluções de recarga, inclusive desenvolveu seu próprio robô de carga autônomo. No entanto, para os próximos anos eles querem expandir suas fronteiras e apresentar-se mundialmente com o desenvolvimento do seu primeiro automóvel 100% elétrico, o qual recebe o nome provisório de Alveri Falco.
Os dois irmãos afegãos Ehsan e Jakob Zadmard são as pessoas que estão por trás desta empresa austríaca. Seu principal objetivo passa por aprontar um primeiro protótipo funcional no final de 2022, visando o desembarque no mercado para o ano seguinte. No entanto, o plano não é realmente desenvolver e construir um automóvel elétrico completamente próprio, mas adotar às suas próprias necessidades uma plataforma já existente. Por isso, a Alveri já contatou a Volkswagen, a Canoo e inclusive a Tesla, embora também esteja buscando um sócio para a fabricação, de preferência na Áustria.
Os primeiros esboços do Falco mostram um automóvel com uma carroceria de estilo shooting brake e um comprimento aproximado de 4.75 metros, com quatro portas e uma estética influenciada pela Tesla. Os irmãos também já esboçaram os primeiros dados técnicos para um automóvel cujo powertrain elétrico deverá gerar cerca de 300 kW de potência (408 cv), com um sistema de tração nas quatro rodas e uma bateria de íons de lítio com uma capacidade de 80 kWh. A autonomia rondará os 600 quilômetros e o carro admitirá cargas de até 250 kW de potência.
A integração completa de smartphones também já está planejada, com o telefone móvel como instrumento e chave a bordo. Estaremos atentos aos próximos movimentos desta empresa. Aliás, o preço de venda estimado do Falco será de 49.900 euros.