2017 - ARTEGA SCALO SUPERELLETRA

A marca alemã Artega apresentará no Salão de Genebra sua última criação, o Artega Scalo Superelletra, desenvolvido em colaboração com o encarroçador italiano Touring. Trata-se de um discreto esportivo de aspecto clássico que esconde uma peculiar configuração de habitáculo e um potente sistema de propulsão elétrico.
Embora por enquanto não tenham sido reveladas as suas especificações, acredita-se que contará com até 4 motores elétricos com uma potência total combinada em torno dos 750 kW, cerca de 1.020 cv. Um rendimento muito elevado que contrasta com o aspecto clássico do modelo, que conta com linhas e proporções muito similares às do recém-revelado Alpine A110.
Suas formas foram assinadas pelos italianos da Touring, que dotaram o Scalo com linhas muito sóbrias e fluidas. A parte dianteira surge afilada, com os faróis de cúpula ovalada nos extremos de um plano capô, arrematada em uma frente totalmente aberta para a entrada do ar.
Não conta com retrovisores, mas com duas pequenas câmeras montadas sobre mastros. O que parece indicar que por enquanto o exemplar das imagens é um concept e não uma versão definitiva de produção.
O design em si é claramente uma evolução do Scalo Concept que a Artega apresentou em 2015. Naquela ocasião, o protótipo dispunha basicamente do mesmo design do Artega GT, o extinto coupe lançado pela marca no final da década passada, equipado com motores V6 de origem Volkswagen. As novas linhas parecem alargar o modelo, que conta com um habitáculo de três lugares, o que poderá explicar sua nova largura.
O concept inicial, apresentado no Salão de Frankfurt 2015, também dispunha de uma mecânica elétrica, mas com cerca da metade da potência da que, teoricamente, contará o novo Scalo Superelletra.
De acordo com a marca, a produção do Scalo Superelletra terá início em 2019, com uma produção limitada a somente 50 unidades. Seu preço por enquanto não foi revelado.