1997 - ASCARI ECOSSE

Muitos já devem ter ouvido falar do Ascari Race Resort, um genial e exclusivo circuito de velocidade situado na localidade de Ronda, em Málaga, no sul da Espanha. É bem possível também que lembrem de seu fundador, Klaas Zwart, que também lançou uma marca de automóveis com o mesmo nome.
O fabricante Ascari Cars nasceu no Reino Unido em 1995, e seu nome presta homenagem ao primeiro piloto que ganhou duas vezes o Campeonato Mundial de Pilotos da Fórmula 1, o italiano Alberto Ascari (1918-1955), que competiu para as equipes oficiais da Ferrari, Lancia e Maserati.
Este fabricante de automóveis não durou muito, mas durante seus anos de existência lançou quatro modelos: o Ascari Ecosse, o Ascari KZ1, sua versão esportiva o KZ1R e o A10.
Hoje mostramos um exemplar do primeiro de todos, o raríssimo e exclusivo Ascari Ecosse, na verdade um exemplar de 1997 e que está agora à venda na Holanda. Em princípio deveria ter sido leiloado no evento da RM Sotheby’s em Paris, no início do mês, mas continua disponível.
Deste pequeno esportivo de dois lugares, duas portas e motor central, só foram fabricadas 18 unidades, e foi comercializado durante alguns poucos anos. Este é um dos primeiros exemplares produzidos, e cabe destacar que foi projetado por Lee Noble (o criador dos automóveis britânicos Noble) para a Ascari.
O exemplar em questão está à venda na cidade de Tilburg, no sul da Holanda, mas de acordo com o próprio anúncio, o carro passou quase uma década e meia no sul da Espanha, provavelmente na garagem do próprio circuito da Ascari, já que pertenceu à família Zwart até 2019, data em que foi adquirido por seu atual proprietário.
O modelo equipa um motor V8 de 4.4 litros, de origem BMW e preparado pelo especialista Hartge, que oferece uma potência por volta de 300 cv. Graças a um peso de apenas 1.250 kg, o esportivo acelera de 0 a 100 km/h em pouco mais de 4 segundos. Além disso, este exemplar equipa uma transmissão manual de 6 velocidades, no lugar da caixa original de 5 relações.
Se alguns detalhes do interior parecem familiares, é porque os comandos da climatização foram herdados diretamente do Ford Escort de meados dos anos 90, enquanto que as maçanetas das portas e os comandos dos retrovisores elétricos, são de origem de modelos Ford anteriores. Com relação ao seu preço, seu dono pede nada menos que 165.000 dólares.