2020 - ASTON MARTIN DB11 V8 SHADOW EDITION

A versão de acesso da linha DB11 acaba de estrear uma nova edição limitada, o novo Aston Martin DB11 Shadow Edition, disponível somente com a versão de 8 cilindros do modelo britânico. Esta nova versão é de caráter limitado e se caracteriza por contar com uma configuração de acabamentos específica para esta edição especial.
A marca britânica quis dar mais protagonismo à versão de acesso à linha DB11, a versão equipada com o motor de 8 cilindros, que por norma geral não recebe tanta atenção por parte da marca como seu irmão maior de linha. Já que todas as edições especiais e limitadas lançadas pela marca normalmente são desenvolvidas sobre o modelo de 12 cilindros.
Por isso, a marca britânica acaba de revelar o novo Aston Martin DB11 Shadow Edition, uma edição limitada que só estará disponível para a versão equipada com o motor V8 turbo. Ela se caracterizará por contar com uma configuração estética específica para esta versão, embora esteja disponível para ambas as versões de carroceria, os DB11 Coupe e DB11 Volante. Versões que a empresa britânica acaba de apresentar suas primeiras imagens com a configuração desta edição.
O novo Aston Martin DB11 Shadow Edition é uma espécie de versão blackout, que elimina a grande maioria dos elementos cromados em favor de outros de tom preto. Desta maneira, desaparecem do exterior os acabamentos metálicos da grade, os emblemas dianteiros e traseiros, as saídas de ar laterais e inclusive as rodas, em favor de novos acabamentos acetinados em preto. O único toque de cor exterior aparece nas pinças de freios, que não contam com todas as tonalidades disponíveis no amplo catálogo da Aston Martin, mas que ainda assim podem ser configuradas em vermelho, cinza ou amarelo.
Além dos elementos de cor preto da carroceria, os DB11 Shadow Edition contam com rodas de cor preto e ópticas escurecidas. Estas últimas opções já disponíveis entre as diferentes opções de personalização da marca. No interior também aparece a mesma estética, com um habitáculo revestido por completo em couro e Alcantara, mas sempre de cor preto. Como é habitual surgem costuras em contraste, que curiosamente combinam com as pinças de freio, de modo que só podem ser nas cores vermelho, cinza ou amarelo.
Embora perca todos os seus elementos cromados e não ofereça nenhuma das múltiplas possibilidades de personalização disponíveis no amplo catálogo da marca britânica, esta versão cheia de elementos escuros tem um sobrepreço de 20.000 dólares. Em termos de chassi e de mecânica não há diferenças, de modo que qualquer das versões de carroceria disponíveis com esta edição seguirão contando com o motor V8 de 4.0 litros e duplo turbo de origem Mercedes-AMG, que entrega 510 cv e 675 Nm de torque máximo.