2021 - ASTON MARTIN DBX STRAIGHT SIX

As rígidas normas de emissões têm feito cada vez mais os fabricantes apostarem na eletrificação de suas linhas de veículos antes do previsto, deixando para trás motores a combustão que com o tempo foram tornando-se menores com o único objetivo de cumprir com os padrões ambientais correspondentes. Foi isso que provocou que a Aston Martin desenvolvesse uma inédita versão que por sua vez recupera uma mecânica que estava há muitos anos no esquecimento: um motor de 6 cilindros.
O último Aston Martin a equipar um propulsor deste tipo foi o DB7 no começo deste século e agora o escolhido é o DBX. As políticas de meio-ambientais da China fizeram com que o fabricante britânico voltasse a recorrer à Mercedes-AMG para impulsionar a versão de acesso de um SUV que perde em desempenho, mas que ganha em eficiência. O denominado Aston Martin DBX Straight Six chega acompanhado de um motor a gasolina turbo alimentado de 6 cilindros em linha e 3.0 litros, ou seja, o mesmo que podemos encontrar nas versões AMG 53 da marca alemã.
Assim, também está presente uma tecnologia MHEV de 48 volts, encarregada de proporcionar um extra de 250 Nm na hora de acelerar. Com isso, a nova versão do DBX é capaz de oferecer 435 cv de potência e um torque máximo de 520 Nm, transmitidos ao asfalto através de uma transmissão automática de 9 velocidades que também procede da Mercedes-Benz. Graças ao fato de o carro contar com tração total, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5.4 segundos e a velocidade máxima do veículo é de 260 km/h.
Isso significa que o DBX Straight Six é quase um segundo mais lento que o seu irmão com motor V8 em alcançar os 100 km/h, além de reduzir sua velocidade máxima em 32 km/h. No entanto, onde melhora os números em relação ao citado motor de 8 cilindros é em termos de eficiência, pois a nova mecânica consegue homologar um consumo combinado de 9.5 km/l, ou seja, quase 4 litros a menos a cada 100 km. Além disso, esta versão de acesso inclui uma série de elementos destacados que intervêm em seu dinamismo.
Estamos falando de um diferencial traseiro de deslizamento limitado, procedente da Mercedes-AMG, barras estabilizadoras ativas, suspensão pneumática adaptativa e um eixo de transmissão de fibra de carbono. Os freios dianteiros utilizam discos com pinças de seis pistões, enquanto que os traseiros usam pinças de um único pistão. Além disso, as rodas disponíveis vão de 21 a 23 polegadas. O preço do Straight Six na China é de 1.90 milhões de yuans, ou seja, cerca de 1.65 milhões de reais ao câmbio de hoje.