2023 - ASTON MARTIN DBX707
Como já vimos há algum tempo, a Aston Martin está preparando grandes mudanças em sua linha, especialmente em seus modelos mais populares como o já bem-sucedido Aston Martin DBX. Um SUV que como já sabemos há alguns meses, está preparando uma atualização que chegará acompanhada finalmente de versões eletrificadas.
No entanto, não será a única novidade que chegará junto a esta versão, porque os fotógrafos de plantão flagraram em 2021 um protótipo do DBX com alguns ajustes e coberto por uma fina capa de camuflagem de tom vermelho já com pouco a esconder, mas que exibia um vistoso design com a insígnia DBX. Tratava-se da versão mais esportiva do novo DBX, que finalmente foi revelada no último dia 1º de fevereiro: o Aston Martin DBX 707.
Um modelo que desde seus últimos adiantamentos foi apresentado pela própria Aston Martin como “O SUV de luxo mais potente do mundo”, uma qualificação que não deixa dúvidas, já que este DBX, como seu próprio nome indica, esconde debaixo do seu capô espetaculares 707 cv de potência, que o elevam acima inclusive de rivais como o Lamborghini Urus (640 cv) e o Bentley Bentayga Speed (635 cv) e a poucos metros de alcançar o rei da potência dos SUVs, o Jeep Grand Cherokee Trackhawk (717 cv).
Esteticamente surge um modelo que exibe uma frente redesenhada, especialmente em seu para-choque, que agora apresenta novas entradas de ar laterais de maior tamanho com faróis antineblina, assim como uma nova grade de maior tamanho e com detalhes cromados. Isso já dá a entender que a Aston Martin busca oferecer uma melhor refrigeração para o seu novo motor mais potente, mas as novidades não ficam só nisso.
Mas o que delata de verdade esta versão de maior desempenho do SUV britânico é sem dúvidas uma parte traseira que agora conta não com duas, mas quatro saídas de escape acompanhando o seu difusor traseiro, junto com rodas de 22 polegadas, que podem ser de 23 polegadas de forma opcional.
No interior a Aston Martin também elevou a aposta esportiva com um habitáculo que poderá ser personalizado com três acabamentos: Accelerate, o acabamento de série que já inclui couro e Alcantara, além dos Inspire Comfort e Inspire Sport, que optam por um couro sintético mais exótico com detalhes muito mais elaborados, como faixas verticais e bordados com as asas da Aston Martin nos apoios de cabeça e outros detalhes.
A isso somam-se toques de fibra de carbono Piano Black e cromado escuro. No entanto, para quem busca uma autêntica personalização, como sempre a Aston Martin oferece seu departamento Q by Aston Martin para multiplicar as possibilidades.
No entanto, a joia da coroa deste DBX é o seu motor e o resto de sua parte técnica, onde há importantes melhorias para criar um SUV de alto desempenho. O protagonista é um bloco V8 de 4.0 litros biturbo desenvolvido pela própria Aston Martin, que oferece esses impressionantes 707 cv de potência e 900 Nm de torque máximo. Este propulsor surge acoplado a uma transmissão automática de 9 velocidades e uma nova embreagem úmida que permite mudanças de marcha muito mais rápidas, permitindo que este SUV ofereça agora uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3.1 segundos e uma nova versão do diferencial eletrônico traseiro de deslizamento controlado (E-Diff) que é capaz de suportar esses 900 Nm de torque, distribuindo toda a potência a ambos os eixos de forma automática, inclusive 100% às rodas traseiras dependendo da situação.
No entanto, há outros elementos que reforçam seu desempenho, como freios cerâmicos reforçados com fibra de carbono medindo 420 mm na dianteira e 390 mm na traseira, com pinças de seis pistões e uma suspensão pneumática, mantendo o mesmo projeto básico e tripla câmara de ar do DBX V8, mas agora acompanhado de um chassi com ajustes específicos para otimizá-lo a um uso mais esportivo e de maior desempenho.
Também foi ajustado o sistema de direção assistida para ser mais sensível e mais comunicativo com o condutor para detectar melhor o aumento das cargas e a aderência disponível, enquanto que o controle ativo eletrônico da inclinação (eARC) também foi regulado para reforçar a sensação de agilidade e melhorar o equilíbrio dinâmico do carro.
O Aston Martin DBX 707 começará a ser produzido durante este primeiro trimestre de 2022, com as primeiras entregas previstas para o início do segundo trimestre deste ano.