2020 - AUDI A6 AVANT 55 TFSIe QUATTRO

O novo Audi A6 Avant TFSIe quattro foi apresentado ao público. A linha de híbridos plug-in dá as boas-vindas à uma interessante perua. Uma alternativa mais prática ao próprio A6 sedan híbrido plug-in que já estava disponível no mercado. A Audi segue elevando sua aposta pela tecnologia conhecida popularmente como ‘tudo em um’, oferecendo uma ampla linha de automóveis plug-in.
A nova versão 55 TFSIe quattro passa a engrossar a já variada oferta mecânica do A6 Avant. Um modelo que até esta data estava disponível com motores a gasolina e diesel. Além disso, a tecnologia híbrida leve (Mild Hybrid) de 48 volts também já estava presente. Agora, com a chegada do modelo híbrido plug-in a Audi eleva seu compromisso com a eletrificação deste modelo.
Esteticamente não apresenta grandes diferenças com relação a um A6 Avant de mecânica convencional. O novo A6 Avant 55 TFSIe quattro equipa de série o pacote exterior S-Line, o pacote de estilo preto e calça rodas de 19 polegadas. Também apresenta faróis Matrix LED. O equipamento de série é uma das chaves principais deste modelo, já que conta com uma completa dotação. Entre o equipamento principal podemos encontrar: quadro de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit; suspensão esportiva; climatizador automático de quatro zonas; faróis Matrix LED; bancos esportivos; pacote exterior S-Line; pacote exterior de estilo preto; rodas de liga leve de 19 polegadas.
Quanto à parte mecânica, o novo Audi A6 Avant híbrido plug-in é propulsionado por um sistema composto por um motor a gasolina 2.0 TFSI de 252 cv e 370 Nm de torque máximo, que atua em combinação com um pequeno motor elétrico de 105 kW (143 cv) e 350 Nm. De maneira conjunta o sistema entrega uma potência de 367 cv e 500 Nm. Tudo isso é enviado ao asfalto através de uma transmissão automática S-Tronic de 7 velocidades e um sistema de tração quattro.
Com relação à sua autonomia elétrica, o A6 Avant 55 TFSIe quattro equipa uma bateria de íons de lítio de 14.1 kWh (se encontra na parte traseira do carro), que lhe permite homologar uma autonomia de 51 quilômetros em modo 100% elétrico segundo o ciclo WLTP. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5.7 segundos e atingir uma velocidade máxima de 250 km/h. Em modo elétrico pode alcançar uma velocidade máxima de 135 km/h.
Para maximizar ao máximo as capacidades do sistema híbrido plug-in podemos escolher entre estes três modos de condução:
- EV - Para uma condução totalmente elétrica.
- Hybrid - Combina de forma eficiente ambos os tipos de propulsão.
- Hold - Conserva a energia armazenada na bateria para utilizá-la posteriormente em qualquer momento.
Também equipa um assistente preditivo de eficiência que permite planejar de forma precisa o roteiro, analisando, por exemplo, o estado do trânsito em tempo real e/ou o estilo de condução do usuário. O volume de carga do porta-malas não foi afetado e acomoda 405 litros, cifra que pode ser aumentada até os 1.535 litros se forem rebatidos os bancos traseiros. Além disso, através do aplicativo myAudi é possível controlar de maneira remota a carga e a climatização.
O Audi A6 Avant 55 TFSIe quattro já tem preço na Alemanha. Ali estará disponível a partir dos 71.350 euros, cerca de 418.600 reais ao câmbio de hoje.