2021 - AUDI GRANDSPHERE CONCEPT

Depois de uma grande quantidade de adiantamentos oficiais a espera terminou, o novo concept car da Audi foi apresentado. O novo Audi Grandsphere Concept entra em cena com o objetivo de mostrar a visão de futuro da icônica marca dos quatro aros em um âmbito tão relevante como é o caso dos sedans de luxo e mecânica totalmente elétrica.
O novo Grandsphere Concept se apresenta pouco tempo depois de termos conhecido o Audi Skysphere Concept. É o segundo de uma série de três modelos conceituais, com os quais o fabricante de Ingolstadt nos permite descobrir algumas chaves do futuro da indústria automobilística, e mais concretamente do mercado dos automóveis premium. Embora acabe de entrar em cena, este concept car é uma das novidades que a Audi tem na agenda para o Salão de Munich 2021.
Basta dar uma rápida olhada nas imagens para descobrir as chaves estéticas do novo Grandsphere Concept. O design exterior exibe linhas fluidas e elegantes. Difere em grande parte do mencionado Skysphere Concept. A grade, uma interpretação moderna do design Singleframe, tem dimensões significativas e está coroada pela insígnia retro iluminada da Audi. Tudo isso ladeado por grupos ópticos delgados e muito perfilados.
O capô tem um tamanho considerável. A linha que desenha o teto e a inclinação do para-brisa denotam uma aerodinâmica muito trabalhada. Além disso, dispensa as maçanetas convencionais para as portas e um sistema de câmeras desempenha o papel dos espelhos retrovisores externos. Ademais, conta com rodas de grande tamanho.
Terminando o tour pelo exterior na traseira, é importante destacar as mudanças abruptas de formas. A caída do teto termina de maneira brusca em um sutil, mas gritante spoiler. As lanternas têm uma disposição horizontal e são extremamente delgadas. E se não bastasse, devemos dar uma ênfase especial ao para-choque e o difusor, já que trazem à tona o lado mais dinâmico e agressivo deste veículo.
O comprimento do Grandsphere Concept alcança os 5.350 mm e a distância entre os eixos é de 3.190 mm. Supera a versão longa do Audi A8. Conta ainda com uma largura de 2.000 mm e uma altura de 1.390 mm. Estas dimensões permitiram aos projetistas da Audi criarem um habitáculo muito espaçoso. No entanto, tem somente quatro lugares em uma disposição 2 2.
Quanto ao interior do novo Grandsphere Concept, somos envolvidos por um ambiente futurista. Ao dispor de um nível 4 de condução autônoma, a marca pôde tomar diferentes atitudes na hora de dar vida ao habitáculo. Foram utilizados materiais de primeira qualidade e os ajustes estão cuidados até o mínimo detalhe.
O sistema de infotainment assim como a informação relativa à condução se estende ao longo do painel. Componentes tão relevantes como o volante e os pedais, desaparecem quando se circula em modo autônomo. As superfícies tácteis perfeitamente integradas tomam o lugar dos controles tradicionais que praticamente são história neste estudo de design.
Por tratar-se de um veículo totalmente elétrico, o sistema de propulsão é uma das chaves mais importantes e, portanto, à qual devemos dedicar especial atenção. O novo modelo conceitual da Audi está sustentado pela plataforma PPE (Platform Premium Electric), uma arquitetura dedicada exclusivamente a veículos elétricos de bateria. O ‘coração’ é uma bateria de íons de lítio de 120 kWh.
A bateria está instalada debaixo do piso do habitáculo. Mais concretamente entre os dois eixos. O objetivo principal da bateria não é outro que alimentar dois motores elétricos que desenvolvem uma potência de 530 kW (720 cv) e 960 Nm de torque máximo. Cada motor está montado sobre um eixo, de modo que o Grandsphere não renuncia à tração quattro. Este conjunto mecânico permite acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de 4 segundos. A velocidade máxima está limitada em detrimento de uma maior autonomia. Para oferecer o máximo conforto de marcha possível, optou-se por instalar uma suspensão pneumática e uma suspensão ativa.
A autonomia do Audi Grandsphere Concept com uma única carga supera os 750 quilômetros sob o ciclo WLTP. Em relação aos tempos de recarga, pode-se utilizar pontos de recarga de até 270 kW graças ao sistema de 800 volts. Isso permite obter 300 km de autonomia em 10 minutos. A bateria pode ser carregada de 5 a 80% em 20 minutos.
Este novo concept car não chegará como tal à produção, mas influirá em futuros veículos elétricos da Audi. O Salão de Munich 2021 será o primeiro evento onde ele estará presente. Após a apresentação do Audi Skysphere e agora do Grandsphere, só falta conhecermos o Audi Urbansphere Concept para completar-se esta particular família de modelos conceituais.